Juventude e políticas públicas em livro
Coletânea de artigos que abordam algumas questões da juventude como a vida em sociedade e prespectivas para o futuro. Parceria com o Instituto Cidadania.
O livro “Juventude e Sociedade – Trabalho, educação, cultura e participação”, organizado por Regina Novaes e Paulo Vannuchi e co-editado pela Editora Fundação Perseu Abramo e Instituto Cidadania, é um dos frutos do Projeto Juventude, instituído pelo Instituto Cidadania, e reúne artigos de estudiosos como Renato Janine Ribeiro, Maria Victoria Benevides, Jurandir Freire Costa, Maria Rita Kehl, Luiz Eduardo Soares, Márcio Pochmann, Rubem César Fernandes e outros.
No momento em que os jovens enfrentam inúmeras situações de conflito, seja na passagem para a maturidade, seja na vida em sociedade, os artigos deste livro, escritos por reconhecidos estudiosos, buscam discutir e entender o que é ser jovem nos dias atuais, tratando das desigualdades sociais e sua diversidade de estilos e identidades.
Os temas abordados nos ensaios passam pela educação, pelo trabalho e pela cultura; retratam as relações dos diferentes segmentos juvenis com a violência; refletem sobre as distintas maneiras de os jovens se relacionarem com os valores e as práticas da sociedade de consumo. São apresentadas também experiências já testadas pelas novas gerações para construir identidades, para reinventar a política, para transformar a vida em sociedade.
Os artigos e seus autores: Política e juventude: o que fica da energia – Renato Janine Ribeiro; Conversando com os jovens sobre direitos humanos – Maria Victoria Benevides; Ambientalismo e juventude: o sujeito ecológico e o horizonte da ação política contemporânea – Isabel Cristina Carvalho; Perspectivas da juventude na sociedade de mercado – Jurandir Freire Costa; A juventude como sintoma da cultura – Maria Rita Kehl; O jovem na família: o outro necessário – Cynthia Sarti; Juventude e violência no Brasil contemporâneo – Luiz Eduardo Soares; O modelo de proteção social no Brasil: qual o espaço da juventude? – Amélia Cohn; Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas – Gaudêncio Frigotto; Juventude em busca de novos caminhos no Brasil – Marcio Pochmann; Educação para o empreendedorismo: uma visão brasileira – Antonio Carlos Gomes da Costa; Segurança para viver: propostas para uma política de redução da violência entre adolescentes e jovens – Rubem César Fernandes; Políticas públicas por identidades e de ações afirmativas: acessando gênero e raça, na classe, focalizando juventudes – Mary Garcia Castro.