Em conjunto, fundações buscam respostas conjuntas para enfrentar os novos desafios da globalização.

chile_hamilton2 A Fundação Perseu Abramo, por intermédio de seu presidente, Hamilton Pereira, está participando do primeiro seminário da Rede de Centros Progressistas, instituída em maio deste ano.

Reunião realizada em Santiago (Chile) no dia
24 de agosto de 2004 com representantes da Rede de Centros Progressistas.
Foto reproduzida do site www.chile21.cl

A rede é formada por fundações de mais dois países além do Brasil: a Chile 21, do Chile, e o Centro de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (CEPES), da Argentina.


Além das discussões sobre os encaminhamentos de trabalho da Rede, está prevista uma reunião na tarde desta terça-feira, dia 24, com o presidente do Chile, Ricardo Lagos, no Palácio de La Moneda.

Do Brasil, além de Hamilton Pereira, também estão participando do seminário: Ana Fonseca, assessora especial de programas sociais da Presidência da República, Gelson Fonseca, embaixador de Brasil no Chile, e Bruno Gaspar, assessor de Marco Aurélio Garcia.

Da Argentina estão participando pela CEPES, Carlos Chacho Alvarez (diretor), Carlos Dispasquale (professor), Nilda Garré (deputada) e Facundo Nejamkis (secretário executivo). E do Chile, o seminário conta com a participação de Carlos Ominami, presidente da Fundação Chile21, José Miguel Insulza, ministro do Interior, Gabriel Gaspar, subsecretário da Guerra, Osvaldo Puccio, embaixador do Chile no Brasil, Isabel Allende, deputada pelo PS, entre parlamentares e outros representantes.

A Rede

A Rede de Centros Progressistas tem como objetivo buscar respostas conjuntas para os novos desafios que a globalização vem colocando para os países latino-americanos, baseados nos diagnósticos que levem em conta os eixos de eqüidade e a coesão social, a qualidade institucional democrática, a segurança cidadã, o desenvolvimento local e a nova institucionalidade política e econômica internacional.

Estão sendo discutidas linhas de ação para fazer frente a esses problemas. Entre as propostas definidas, já no protocolo de criação da Rede, assinado em 21/05/2004, estão o desenvolvimento de um Observatório Democrático, a promoção do diálogo sistemático das forças progressistas, o desenvolvimento de espaços para formação política e o estabelecimento como prioritário de relações com forças políticas e centros de pensamento europeus e americanos.

Leia mais:
Centros Progressistas firmam convênio de cooperação
(clique aqui)

`