A partir do dia 04 de janeiro, quando retoma as atividades, a Fundação Perseu Abramo dará andamento às diversas frentes de trabalho programadas.

A primeira delas, a participação no V Fórum Social Mundial, de 26 a 31 de janeiro, em Porto Alegre, englobará quatro áreas: a Editora, o Núcleo Internacional, o Centro de Documentação e o Núcleo de Opinião Pública. Em seguida, temos os preparativos para o aniversário de 25 anos do PT. Entre outras atividades, será realizado um seminário crítico, previsto para março.

A seguir, confira a programação das áreas de trabalho da FPA.

Centro de Documentação

O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política (CSBH) vem preparando uma série de atividades em virtude da comemoração de 25 anos do PT. Uma delas será a oficina “PT 25 anos: documentação e memória”, a ser apresentada no V FSM, mostrando a experiência do CSBH no resgate e preservação da história do partido e também refletir sobre seus anos de existência.

Além disso, será atualizado em CR-ROM o livro Resoluções de Encontros e Congressos, que traz uma série de documentos e atas que acompanham a história do PT; serão produzidos dez conjuntos da exposição iconográfica Trajetórias, em painéis que circularão por todo o país; e serão colhidos 25 depoimentos de militantes históricos do partido, como Lula, Zé Dirceu, Apolonio de Carvalho, Antonio Candido, em um projeto em parceria com o CPDOC/FGV, dando início ao projeto de História Oral do PT.

Da coleção História do Povo Brasileiro serão lançados dois novos livros, um sobre cinema brasileiro, de Sidney Ferreira Leite, e outro sobre o golpe de 1964, de Heloísa Starling.

Editora

No V FSM está programada a realização do seminário “Desafios do Fórum Social Mundial”, que terá como expositor Chico Whitaker e como debatedores, Boaventura de Sousa Santos e José Corrêa Leite. A atividade vai discutir questões como o Fórum Social nas suas mais diversas faces – metodologia básica, a tentação da eficácia e do documento final, a recusa à violência na Carta de Princípios, a mundialização do processo, a relação com os partidos políticos, o respeito à diversidade etc.

Está programado também o lançamento de sete títulos, cinco dos quais em Porto Alegre, durante o V FSM. Os livros vão abordar questões como gênero, socialismo, juventude, jornalismo virtual, comércio internacional e os desafios do FSM.

Mais informações

NOP

O Núcleo de Opinião Pública prevê a realização da primeira pesquisa para conhecer o perfil dos filiados e das filiadas ao PT. Também será realizada uma pesquisa nacional para investigar o perfil do idoso no Brasil.

No V FSM, o NOP será responsável pela realização de uma oficina sobre “Mulher brasileira nos espaços público e privado – gênero, patriarcado e violência” com o objetivo de aprofundar o debate que é recente em nossa sociedade e abrir novas perspectivas para o entendimento desta questão.

Seminários

Estão programadas a continuidade da série Pensamento Radical enfocando o educador e militante Paulo Freire e a realização da I Conferência do Nordeste, dentro da iniciativa de promover atividades descentralizadas e que discutam o desenvolvimento sustentável da região.

Núcleo de Cooperação Internacional

A Rede de Centros Progressistas, criada em maio de 2004, é composta pela Fundação Perseu Abramo, pelo Centro de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (CEPES), da Argentina, pela Chile21, do Chile, e pela Fundação Vivian Triás, do Uruguai. Em 2005, pretende-se estender a rede também para o Paraguai.

A FPA também mantém parcerias com Fundação Friedrich Ebert e a Fundação Rosa Luxemburgo (Alemanha), a Fundação Jean-Jaurès (França), a Fundação Pablo Iglesias (Espanha), o Cepes (Argentina) e a ONG Alternatives (Canadá).

`