Saiba como foi o debate sobre os dois anos do governo Lula
Em comemoração aos 18 anos da revista Teoria e Debate, a Fundação promoverá ao longo deste ano, encontros a cada lançamento de edição; o tema central deste primeiro foi a avaliação dos dois primeiros anos do governo Lula.
Governo já fez muito pelo social, avalia Paul Singer
Com a presença de 245 pessoas, foi lançada nesta quarta-feira, 5/4, em Brasília, a edição nº 61 da revista Teoria e Debate, editada pela Fundação Perseu Abramo. O debate, coordenado pelo presidente da FPA Hamilton Pereira, foi o primeiro de uma série de cinco encontros que a Fundação promoverá ao longo deste ano, em comemoração aos 18 anos da revista Teoria e Debate. A cada lançamento de edição serão convidados dois ou mais colaboradores da revista para expor e debater o tema do artigo publicado. Na edição 61, o tema central foi a avaliação dos dois primeiros anos do governo Lula, que é tratado em extensa entrevista com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken (estava confirmado para o debate, porém não pôde comparecer). Dois integrantes do governo participaram do debate: o ministro-chefe da Secretaria geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer.
O presidente do PT, José Genoino, enfatizou a necessidade de se diferenciar partido de governo, e disse estar otimista com a política do presidente Lula. O ministro Dulci, que presidiu a Fundação Perseu Abramo por seis anos, elogiou a iniciativa da Fundação e lembrou a importância do espaço plural que é a revista Teoria e Debate. E Paul Singer defendeu que é possível garantir desenvolvimento social sob a política econômica adotada pelo governo, e que este o governo Lula vem implementando políticas sociais emancipatórias de grande impacto sobre amplos setores da sociedade brasileira. Ele citou como exemplos, além do Bolsa-Família, o programa de microcrédito, que já abriu mais de 5 milhões de contas, o novo modelo de reforma agrária e o fomento ao cooperativismo e ao associativismo.
Os próximos debates estão programados para 6 de junho, 3 de agosto, 5 de outubro e 7 de dezembro.
Para visitar o site da revista Teoria e Debate clique aqui