Livro sobre racismo no Brasil é lançado em São Paulo
O livro faz uma leitura dos principais resultados da pesquisa sobre discriminação racial e preconceito de cor no Brasil realizada pela Fundação em 2003.
O público participou do debate e da sessão de autógrafos que contou com nove autores de artigos do livro. Militantes de movimentos sociais, parlamentares e público em geral participaram nesta terça-feira, dia 29/3, na Livraria da Vila em São Paulo, do lançamento do livro Racismo no Brasil: Percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI, organizado pelas pesquisadoras Gevanilda Santos e Maria Palmira da Silva. Nove autores dos artigos publicados no livro compareceram e participaram do debate promovido pela Fundação Perseu Abramo.
O livro faz uma leitura dos principais resultados da pesquisa sobre discriminação racial e preconceito de cor no Brasil realizada pela Fundação em 2003. São tratados temas como a identidade racial brasileira, o racismo institucional, a transversalidade de gênero e raça, a segurança púbica e racismo institucional, a saúde, a educação, o mercado de trabalho, o lazer da juventude negra, a religião, a identidade e a discrimi8nação da população indígena, o “ódio” na sociedade alemã, e muitos outros.
As organizadoras do livro, por sua vez, garantiram que essa foi uma chance importante de divulgar a produção de jovens pesquisadores brasileiros sobre o racismo.