O livro Reforma política e cidadania aborda temas como democracia, políticas públicas, partidos, leis e campanhas eleitorais. Após uma década de debates entre parlamentares e representantes da sociedade civil, a reforma política foi aprovada na última quarta-feira, dia 22 de junho, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Por acordo, deputados aliados e de oposição votaram majoritariamente a favor da reforma na comissão e vão discutir as modificações em plenário. O presidente da CCJ, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), afirmou que é possível aprovar o texto a tempo para que parte de seus dispositivos seja válida nas eleições de 2006.

O objetivo da reforma é introduzir mudanças de impacto nas instituições eleitorais e assim resolver problemas na estrutura do sistema, por meio de quatro pilares principais: o financiamento público exclusivo de campanha, o voto nas listas pré-ordenadas, o fim das listas proporcionais e a criação de um instituto da federação partidária, para substituir as coligações proporcionais.

Para discutir alguns dos temas que envolvem a reforma – como democracia, políticas públicas, partidos, leis e campanhas eleitorais -, diversos especialistas e políticos de todo o país reuniram seu conhecimento sobre o assunto no livro "Reforma política e cidadania", organizado pela socióloga Maria Victória Benevides, pelos cientistas políticos Paulo Vanucchi e Fábio Kerche, e publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo. Na apresentação do livro, o presidente Lula relata o trabalho sobre reforma política realizado pelo Instituto Cidadania e o processo de elaboração do livro, que conta com 18 artigos, assinados por especialistas como Fábio Wanderley Reis, Wanderley Guilherme dos Santos, Fábio Konder Comparato, Maria Victoria Benevides, Francisco de Oliveira, Renato Janine Ribeiro, Fernando Luiz Abrucio, Joffre Neto, entre outros.

Fonte essencial para ajudar a compreender todo o processo que envolve a reforma política, o livro discute os principais temas e questões relacionados à organização política e às formas de participação popular na democracia brasileira. Os textos são resultado das discussões do Seminário Reforma Política, promovido pelo Instituto Cidadania, e buscam dar subsídios para este debate.

Dada a abrangência do tema, "Reforma política e cidadania" focalizou cinco temas para os textos publicados, são eles: sistema eleitoral, sistema partidário, aperfeiçoamento dos mecanismos de controle de representação, problemas da Federação e formas de democracia participativa.


Saiba mais sobre o livro Reforma Política e Cidadania