Em pronunciamento, Lula diz que governo tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro
O presidente fez um pronunciamento em rede nacional em alusão ao Dia da Independência, citando conquistas sociais, defendendo a soberania brasileira e ressaltando que o Brasil “não será novamente colônia de ninguém”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez neste sábado (6) um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão em alusão ao Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro. Lula afirmou que o Brasil acumula conquistas porque é um país soberano que “tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro”.
Leia e assista aqui o pronunciamento do presidente Lula na íntegra
Ele destacou avanços sociais, defendeu a soberania nacional e a proteção ao Pix, além de reforçar que a democracia deve ser preservada contra ataques.
Soberania e democracia
“O Governo do Brasil está do lado do povo brasileiro. Povo que acorda cedo, todos os dias, para trabalhar pela prosperidade da sua família. Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa Pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país”, declarou.
Lula ressaltou que, dois séculos após a independência, o país consolidou sua soberania: “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”.
Ele também disse que o Brasil mantém relações amigáveis com todos os países, mas não aceita “ordens de quem quer que seja”: “O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”.
Responsabilidade política
O presidente criticou a atuação de parlamentares que estimulam ataques ao país. “Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará”, afirmou.
Segundo Lula, a soberania se expressa no dia a dia da população: na defesa da democracia, no combate à desigualdade, na proteção dos direitos dos trabalhadores e no apoio aos mais necessitados.
“Se temos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro”, disse.
Conquistas sociais
Lula apontou que um país soberano é aquele que está fora do Mapa da Fome, que zera o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil e taxa os super-ricos. “Um país que cresce acima da média mundial e registra menor índice de desemprego de todos os tempos”, completou.
Ele ainda destacou a importância da Constituição e da independência entre os Poderes: “Isso significa que o presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da justiça brasileira, ao contrário do que querem impor ao nosso país”.
Defesa do Pix e das redes digitais
O presidente afirmou que o Pix continuará público e gratuito: “Defendemos o Pix de qualquer tentativa de privatização. O Pix é do Brasil. É público, é gratuito e vai continuar assim”.
Sobre as redes digitais, Lula disse que elas não podem estar acima da lei: “Não podem continuar sendo usadas para espalhar fake news e discurso de ódio. Não podem dar espaço a golpes financeiros, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo ou violência contra as mulheres”.
Ao encerrar, Lula afirmou que a história exige posicionamento e coragem: “A História nos coloca diante de um grande desafio e pergunta se somos capazes de enfrentá-lo. E nós dizemos: sim. Temos fé, experiência e coragem para seguir cuidando do nosso futuro e da esperança da nossa gente”.
Do Planalto