Com apresentação de Lázaro Rosa, iniciativa busca discutir conjuntura, desinformação e o papel da comunicação na política brasileira e internacional

“Semana em Debate”: novo programa da FPA amplia espaço de comunicação alternativa 

Nesta sexta-feira (5), às 19h, a Fundação Perseu Abramo (FPA), em parceria com a TV PT, lança o programa “Focus Brasil: Semana em Debate”, um novo canal de comunicação para discutir a conjuntura política e as lutas sociais no Brasil.

Apresentado por Lázaro Rosa, o programa surge como uma “segunda via”, uma alternativa à leitura de país e de poder que a imprensa hegemônica procura impor. Trata-se de um contraponto necessário, que se estabelece como espaço de diálogo, debate e comunicação da FPA, em desdobramento do semanário da instituição, a revista Focus Brasil.

O objetivo da iniciativa é debater os principais acontecimentos da semana, apresentar análises e dados, e mergulhar na disputa de enredos.

Ao compartilhar esse projeto com o Partido dos Trabalhadores (PT), a Fundação reforça um ponto central: disputar o campo da comunicação e da informação é um legítimo direito e, em tempos de desinformação, apresentar a verdade e desvelar as mentiras não é apenas uma missão, é um dever.

LEIA MAIS – Julgamento de Bolsonaro no STF: Brasil enfrenta o passado e diz não ao golpe

LEIA MAIS – Julgamento de Bolsonaro: 2º dia é marcado por clima menos tenso; saiba mais sobre as estratégias das defesas

“Semana em Debate”: novo programa da FPA amplia espaço de comunicação alternativa 

Programa de estreia

Na estreia, o Semana em Debate recebeu o novo secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, diretamente da sede do partido em Brasília, e o diretor de comunicação da Fundação Perseu Abramo, Alberto Cantalice.

O debate abordou a comunicação na arena digital e o impacto da exposição online para a sociedade, sobretudo para as crianças, no contexto do PL 2628/2025, defendido pelo governo federal como “PL ECA Digital”, que estende os direitos de crianças e adolescentes ao ambiente digital. A oposição, por sua vez, apelidou a proposta de “PL da Mordaça”, em defesa das Big Techs.

Também estiveram em pauta os desafios rumo a 2026, como a discussão da anistia no Congresso, a taxação dos super-ricos e a isenção de Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil, além da conjuntura política nacional.

O programa é realizado com o apoio da equipe de comunicação da Fundação Perseu Abramo e da redação da revista Focus Brasil.

Conheça a revista Focus Brasil

Acesse o canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube

Serviço

O programa de estreia vai ao ar nesta sexta-feira (5), às 19h, nos canais da Fundação Perseu Abramo no YouTube e da TV PT.

Próximos episódios, todas as sextas, às 19h.