Evento discute os rumos do bloco econômico formado por 11 países, sob presidência temporária do Brasil

Fundação Perseu Abramo promove seminário sobre BRICS com participação de Dilma Rousseff
Reprodução NDB

Na terça-feira (20), a Fundação Perseu Abramo realiza o seminário “BRICS no Brasil: perspectivas e desafios”, que terá participação online da ex-presidenta Dilma Rousseff, atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) — instituição financeira criada pelos países do bloco BRICS.

O evento antecede a Cúpula de Líderes do BRICS, que será realizada em julho no Rio de Janeiro, com o Brasil na presidência do grupo. A participação de Dilma irá abordar o papel do banco no financiamento de projetos nos países-membros e os desafios de integração econômica e política em um cenário global em transformação.

Participam ainda do debate o diretor de Cooperação Internacional da FPA, Valter Pomar; o representante da Fundação Friedrich Ebert, Jan Souverein; e os embaixadores Mauricio Lyra e Audo Faleiro (com presença a confirmar). 

O BRICS é hoje composto por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã — um conjunto que representa parte significativa da população e da economia mundiais.

O seminário será realizado presencialmente no Auditório Antonio Candido, na sede da FPA em São Paulo, com entrada gratuita, e também contará com transmissão ao vivo no canal da Fundação no YouTube.

Serviço 

Seminário “BRICS no Brasil: perspectivas e desafios” 

Data: terça-feira, 20 de maio de 2025 

Horário: a partir das 9h Local: Auditório Antonio Candido – Fundação Perseu Abramo 

Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana, São Paulo/SP 

Transmissão online: youtube.com/@FundacaoPerseuAbramo 

Entrada gratuita