PT convoca o general Braga Netto, ministro da Defesa, a explicar a participação de avião da Força Aérea na fuga do astrólogo e guru de família Bolsonaro. Jorge Solla (PT-BA) quer explicações

 

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) quer a convocação do ministro da Defesa, General Braga Neto, para prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle  da Câmara, sobre a utilização de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo astrólogo Olavo de Carvalho, guru da família do presidente Jair Bolsonaro, para deixar o país.

Olavo deixou o Brasil no dia 11, de maneira imprevista, após a Polícia Federal intimá-lo a depor no inquérito que investiga a existência de ‘milícias digitais’ utilizadas para enfraquecer as instituições democráticas brasileiras. Olavo ignorou a intimação da PF e deixou o país rapidamente, de maneira suspeita.

Na terça-feira, 16 o “professor” Olavo fez uma transmitiu via YouTube da biblioteca de sua casa, nos Estados Unidos, informando que estava em território americano. “Estou em casa, a mesma de sempre. A história é muito breve: eu estava no hospital e me ofereceram um voo repentino. Eu fui, entrei no avião e viemos para cá”, contou. A “carona” na FAB foi possível porque um jatinho foi enviado aos EUA para buscar o ministro Fábio Faria (Comunicações).

“Eu falei não vou ficar aqui sentado esperando que eles me convoquem um dia. Se apareceu a oportunidade de ir embora, vamos embora”, ironizou. A denúncia foi publicada em uma rede social da escritora Daniela Abade, que narrou o passo a passo da fuga.

Olavo estava no Brasil desde julho, quando foi internado em razão de problemas de saúde. Ele foi intimado a depor na PF em 9 de novembro, data em que o escritor informou que ainda recebia tratamento médico. Uma semana depois, Olavo já estava nos EUA, onde gravou um vídeo em que contou ter surgido um voo “repentino” para que ele pudesse voltar aos EUA. “Eu estava no hospital e me ofereceram um voo repentino para dali a 15 minutos. Eu não ia perder essa oportunidade. O pessoal chama de saída à francesa”, disse em seu canal no YouTube.