Brasil celebra 200 anos de laços com a França com agenda cultural histórica em 2025
Com show de Seu Jorge em Paris, Brasil inaugura programação cultural que celebra 200 anos de relações diplomáticas com a França

O “Ano do Brasil na França 2025” teve início na última semana e promete mais de 300 eventos em cerca de 50 cidades francesas. A programação celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países e fortalece a cooperação cultural bilateral.
Com o show de Seu Jorge, que celebrou os 20 anos do álbum Cru, foi oficialmente aberta na quinta-feira (3) a programação do Ano do Brasil na França 2025. A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil, o Ministério da Cultura da França e o Institut Français.
Ao longo do ano, estão previstos mais de 300 eventos em cerca de 50 cidades francesas, com destaque para 80 projetos colaborativos entre artistas e instituições culturais dos dois países. A programação inclui desde música e cinema até gastronomia, carnaval e artes visuais.
Entre as colaborações institucionais, destacam-se as parcerias entre a L’Académie de l’Opéra de Paris e o Theatro Municipal de São Paulo, além dos Conservatórios de Cayenne e Belém. Espetáculos de artes cênicas brasileiras serão apresentados em palcos parisienses, enquanto o cinema nacional marcará presença em mostras como o Festival de Cannes, que contará com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A música terá espaço para todas as gerações: Lenine, Léa Freire, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti estão entre os nomes confirmados. Haverá ainda eventos dedicados ao funk e ao forró, com o objetivo de valorizar e desmistificar expressões populares brasileiras.
Nas artes visuais, a programação inclui obras de Cildo Meireles, Lygia Pape e Jonathas de Andrade, entre outros nomes de relevância nacional e internacional.
A Central Única das Favelas (Cufa) também terá participação de destaque, levando a cultura das favelas brasileiras para o cenário internacional, em uma ação voltada à valorização da diversidade e da potência criativa das periferias.
Outros pontos altos da programação incluem o Carnaval Tropical Brasil na Champs-Élysées, um festival gastronômico no Carreau du Temple, e uma grande exposição sobre o Carnaval no Grand Palais.
Ano do Brasil na França 2025
Período: De abril a dezembro de 2025
Locais: Mais de 50 cidades francesas, incluindo Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Nice e Bordeaux
Atividades previstas:
• Apresentações musicais com artistas brasileiros consagrados
• Mostras de cinema, incluindo participação no Festival de Cannes
• Espetáculos de teatro e dança contemporânea
• Exposições de artes visuais
• Desfile de Carnaval Tropical na Champs-Élysées
• Festival gastronômico no Carreau du Temple
• Exposição sobre o Carnaval no Grand Palais
Destaques confirmados: Seu Jorge, Lenine, Hermeto Pascoal, Léa Freire, Egberto Gismonti, Margareth Menezes, Cildo Meireles, Lygia Pape, Jonathas de Andrade e ações da CUFA
Mais informações: https://www.institutfrancais.com ou canais oficiais do Ministério da Cultura do Brasil