Centro Sérgio Buarque de Holanda preserva documentos históricos da luta da classe trabalhadora e da fundação do PT

CSBH: acervo da Fundação Perseu Abramo possui vasto material do período da ditadura militar
Tratamento de acervo no CSBH Foto: Sérgio Silva/FPA

O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, da Fundação Perseu Abramo, guarda registros de uma das experiências mais importantes da classe trabalhadora na história recente do Brasil.

Entre os materiais disponíveis, há uma vasta quantidade de fotos, notícias e cartazes sobre a luta do PT durante a ditadura. Entre os documentos pertencentes ao acervo, está a ata de fundação do partido.

Originalmente escrita à mão, com caneta azul e caligrafia legível, a ata descreve, em 200 páginas, a reunião que consolidou o nascimento do partido a partir de uma grande mobilização coletiva, formada por movimentos populares, sindicatos, artistas, intelectuais e trabalhadores de diversas categorias. O documento, datado de 1º de junho de 1980, foi redigido para substituir a ata feita no dia 10 de fevereiro daquele ano.

O CSBH é responsável pelo tratamento do arquivo histórico do Diretório Nacional do PT, além de fomentar a pesquisa e a reflexão sobre a história do partido, da esquerda e da classe trabalhadora, atuando em diversas frentes de trabalho.