10 obras para entender a ditadura militar: 5 filmes e 5 livros recomendados
Cinco filmes e cinco livros para entender o legado da ditadura militar no Brasil — por meio da pesquisa e reflexão crítica

O lema permanece válido: recordar para que jamais se repita. Essa tem sido uma das tarefas permanentes da Fundação Perseu Abramo (FPA), que busca desmascarar os horrores da ditadura militar no Brasil.
Além de um vasto acervo bibliográfico e eventos temáticos realizados sempre próximos ao aniversário do golpe, também é possível encontrar informações que vão além do mero didatismo.
E nada melhor do que o cinema e a literatura para nos ajudar a compreender o que de fato ocorreu entre os anos de 1964 e 1985, período em que a perseguição política e a retirada de direitos imperaram no país.
A seguir, a Revista Focus apresenta uma lista de cinco filmes e cinco livros sobre o tema. A escolha de cada item não é definitiva, já que existem muitos outros exemplos valiosos. Contudo, cada um deles certamente servirá de base para que, ao fim, a resposta à reflexão sobre o que foi lido e assistido seja clara e inegociável: ditadura nunca mais.
Em relação aos livros, todos os livros listados abaixo estão disponíveis gratuitamente no acervo da FPA e podem ser baixados. Bom proveito.
Filmes

Ainda Estou Aqui (2024)
Primeiro filme nacional a vencer o Oscar, Ainda Estou Aqui narra a luta de Eunice Paiva para descobrir o paradeiro do marido, o então deputado Rubens Paiva, levado para um quartel militar em 1971 e morto pelos agentes do golpe. O filme é dirigido por Walter Salles.

O que é Isso, Companheiro? (1997)
Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos pelo grupo guerrilheiro MR-8. Em plena década de 1960, o grupo abraça a luta armada contra a ditadura militar, após a instauração do Ato Institucional nº 5. O filme é dirigido por Bruno Barreto.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)
Em 1970, Mauro, um garoto de 12 anos apaixonado por futebol e jogo de botão, vê sua vida mudar quando seus pais saem de férias de forma inesperada e sem explicações. O filme é dirigido por Cao Hamburguer.

Reprodução
Pra Frente, Brasil (1982)
Único filme da lista lançado durante o regime, Pra Frente, Brasil foi o primeiro a retratar o período de forma crítica. O filme se passa nos anos 1970, durante o chamado milagre econômico, e mostra um cidadão comum confundido com um militante, sofrendo na pele os horrores do golpe. Dirigido por Roberto Farias.

Reprodução
Marighella (2019)
Lançado em meio ao auge da polarização política no país, Marighella é a cinebiografia do líder guerrilheiro que resistiu à ditadura militar. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella tentou divulgar sua luta contra a ditadura, mas a censura reprimiu a revolução. O filme marca a estreia na direção do ator Wagner Moura.
Livros

Reprodução
Pesadelo: Narrativas dos Anos de Chumbo (2019)
Obra de ficção de Pedro Tierra, que narra, por meio de personagens de diferentes presídios, uma metáfora da barbárie que o Brasil viveu sob a ditadura. O autor descreve uma realidade marcada pela repressão e pela violência.
Baixe aqui: Pesadelo – FPA

Reprodução
Versões e Ficções: O Sequestro da História (1997)
Este livro reúne textos que abordam os anos 60 e 70, tempos de “medo e coragem”. Os autores questionam a tendência de escamotear a história e de afirmar a fragmentação do mundo e do conhecimento.
Baixe aqui: Versões e Ficções – FPA

Reprodução
Pau de Arara, A Violência Militar no Brasil (1971)
Publicado inicialmente na França (1971) e depois no México (1972), esta foi a primeira denúncia sistemática, de caráter internacional, sobre as graves violações dos direitos humanos pela ditadura. O livro é de Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca.
Baixe aqui: Pau de Arara – FPA

Reprodução
Poemas do Povo da Noite (1979)
Obra de Pedro Tierra, que contribui de forma indelével para a compreensão das lutas populares da segunda metade do século XX, em defesa da democracia e justiça social.
Baixe aqui: Poemas do Povo da Noite – FPA

Massacre na Lapa (2006)
Pedro Estevam da Rocha Pomar conta como o exército liquidou o Comitê Central do PCdoB em São Paulo, em 1976. O relato detalha a invasão da casa da Lapa e o assassinato de militantes políticos.
Baixe aqui: Massacre na Lapa – FPA