Lula reforça soberania nacional e anuncia ampliação da frota naval da Petrobras
Nova licitação fortalece indústria naval brasileira e triplica capacidade de transporte de gás

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (17) que “a Petrobras é do Brasil”, destacando a retomada da indústria naval como um pilar estratégico para a soberania do país. A declaração foi feita durante a cerimônia de ampliação da frota naval da estatal, realizada em Angra dos Reis (RJ). No evento, foi lançada a segunda licitação do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, além da assinatura de protocolos para o reaproveitamento de plataformas em fase de desmobilização.
O programa, iniciado em julho de 2024, já contratou quatro novos navios da classe handy e, com a nova licitação, prevê a aquisição de oito gaseiros, ampliando de 6 para 14 o número de embarcações especializadas no transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e derivados. “A indústria naval é soberania, tecnologia e desenvolvimento. A Petrobras é um orgulho do Brasil”, declarou o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Mais empregos e fortalecimento da indústria nacional
A expansão da frota triplica a capacidade de transporte de GLP da Transpetro, de 36 mil para até 108 mil metros cúbicos, além de permitir o carregamento de amônia, essencial para a produção de fertilizantes. Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a retomada da indústria naval é um passo essencial para a reindustrialização do Brasil. “Significa retomar a exploração de petróleo e gás, apostar no aumento do conteúdo local e garantir soberania energética e alimentar”, afirmou.
Além do impacto na infraestrutura, a medida impulsiona a geração de empregos qualificados. O coordenador da Frente Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, ressaltou que mais de 44 mil postos de trabalho serão criados nos estaleiros do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. “A indústria naval brasileira está sendo reerguida com a força de cada trabalhador e trabalhadora deste país”, comemorou.

Licitação prevê navios mais modernos e sustentáveis
A licitação pública lançada pela Transpetro contempla dois lotes. O primeiro prevê cinco gaseiros pressurizados para transporte de GLP, enquanto o segundo inclui três gaseiros semi refrigerados, aptos para carregar amônia. As embarcações serão até 20% mais eficientes em consumo de combustível e reduzirá em 30% as emissões de gases de efeito estufa.
As empresas interessadas têm 90 dias para apresentar propostas, e a previsão é que o primeiro navio seja entregue em até 30 meses após a formalização dos contratos. “Estamos promovendo um reaquecimento da indústria nacional brasileira e garantindo que esses navios sejam construídos nos estaleiros do Brasil”, reforçou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Investimento estratégico e retomada do setor naval
Para o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a nova frota marca a retomada da indústria naval brasileira, com impacto direto na economia regional. “Essa indústria gera milhares de empregos e fortalece a atividade econômica nos estados onde os estaleiros estão instalados”, destacou.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pontuou que o programa também impulsiona a massa salarial e fortalece o crescimento econômico com sustentabilidade. “A Petrobras tem um papel fundamental na geração de renda e no desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
A retomada da indústria naval faz parte de uma estratégia mais ampla de recuperação do setor energético e industrial do país, reafirmando o compromisso do governo Lula com a soberania nacional e o desenvolvimento sustentável.
Com informações do Planalto