Publicitário baiano e marqueteiro de campanhas vitoriosas do PT, Sidônio Palmeira é o novo ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, com a missão de renovar a estratégia digital da gestão
Quem é Sidônio Palmeira? Conheça o novo ministro da Secom
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Baiano, 66 anos, Sidônio Palmeira, o novo ministro da SECOM do governo Lula 3, se formou em Engenharia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou das lutas estudantis do começo da década de 1980 pela abertura política no país e em oposição ao então governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães. Começou a carreira na comunicação em 1992, como responsável pela campanha de Lídice da Mata para a prefeitura de Salvador, concorrendo pelo PSDB.

Em 2006, o publicitário foi convidado pelo Partido dos Trabalhadores para o comando da campanha vitoriosa que elegeu Jaques Wagner ao governo do estado da Bahia. Com seu trabalho, contribuiu também com a vitória de Rui Costa como governador em 2010.

Em 2018, Sidônio atuou na campanha presidencial petista de Fernando Haddad contra Jair Bolsonaro, do PL, que foi eleito. Sidônio se aproximou de Lula em 2022, quando foi o marqueteiro responsável pela campanha que derrotou Bolsonaro.

Após a chegada de Lula ao poder, ele permaneceu mantendo contato com o petista e era visto com frequência no Palácio do Planalto, sendo consultado sobre ações do governo. Em dezembro de 2024, participou da elaboração do pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a proposta de isenção do Imposto de Renda e do ajuste fiscal, além de ter produzido um vídeo de Lula com Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, no Palácio da Alvorada.

Ao ser empossado como ministro na Secretaria de Comunicação do governo Lula 3, em janeiro deste ano, o marqueteiro sinalizou uma mudança de rota na estratégia adotada até então por seu antecessor Paulo Pimenta.

 “Estamos começando um segundo tempo”, afirmou. Segundo Sidônio, o governo terá obrigação de mostrar o que já foi feito na gestão e usará como ferramenta prioritária as mídias digitais. Ele disse estar animado: “É uma experiência nova, interessante”, disse Palmeira.