Curso de História e Política da FPA tem aula inaugural com Zé Dirceu
Ex-ministro falou sobre “A luta política pelo futuro”; iniciativa segue com inscrições abertas
Criado para apresentar os motivos da ascensão da extrema-direita no Brasil e no mundo e propor caminhos para o futuro da esquerda, o curso História e Política III, da Fundação Perseu Abramo, já deu mostras do que os alunos aguardam adiante.
Em sua aula inaugural, ocorrida no dia 9 de janeiro, o encarregado para abordar um dos tópicos do tema foi o ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente do PT, José Dirceu.
O dirigente fez uma espécie de palestra sobre “A luta política pelo futuro”, recuperando movimentos históricos do século 20 que endossam a longevidade da polarização entre campos progressistas contra setores conservadores da sociedade, sempre tendo os Estados Unidos como principal player global.
“Quem tem a hegemonia do mundo ainda são os Estados Unidos. Não só militar. Já teve a hegemonia da cultura e da informação e agora a hegemonia das big techs. Isso é o agravamento e consolidação dessa hegemonia.Ela acompanha a evolução tecnológica das redes e impõe uma nova hegemonia cultural com viés de extrema direita”, afirmou.
Dirceu também falou sobre o esgotamento de um modelo que levou a vitória da esquerda em vários países da Europa e da América Latina, em especial aqui no Brasil.
“Isso nos leva a pensar que para continuar no governo precisamos de novas bases de alianças e novas bases sociais. Por isso, mais uma vez as questões cultural e religiosa, sobretudo nas redes,se tornam fundamentais no embate entre esquerda e extrema direita. É preciso entender os desdobramentos políticos para realizar esse enfrentamento”.
O curso
Em cada módulo do curso, um dos subtemas relacionados à ascensão da extrema-direita será proposto pelos professores convidados. Nomes como o dos professores Márcio Pochmann e Lincoln Secco, que também é um dos coordenadores do curso, fazem parte do corpo docente da iniciativa.
O curso é dividido em quatro módulos: As condições para a emergência da extrema-direita; Os conteúdos da extrema-direita; A extrema-direita e a luta pela hegemonia; e A extrema-direita na ação.
Na aula final, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, fala sobre o enfrentamento à extrema-direita. São 14 aulas ao todo, sempre às quintas-feiras.
O curso é coordenado e organizado pela coordenadora executiva da Formação da FPA, Juliana Foernges, e pelos professores Jorge Branco e Lincoln Secco.
Para assistir a aula ao vivo, acesse o canal da Fundação Perseu Abramo no Youtube. Ative o sininho de lembrete para receber uma notificação poucos minutos antes do início da aula.
As aulas ficam disponíveis na plataforma EaD .