Com organização do CSBH e equipe de comunicação da fundação, material foi destaque ao municiar militância petista com dados econômicos 

Exposição da FPA em Seminário Nacional traz dados da transformação do Brasil nas últimas décadas
Sergio Silva

Ao adentrarem o saguão de recepção do Seminário “Realidade Brasileira”, organizado pelo PT em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, nos dias 5 e 6 de dezembro, os participantes se depararam com totens de LED e painéis em adesivo colados no chão do local.

Os materiais integraram uma exposição da FPA e apresentaram dados relevantes sobre os ganhos da classe trabalhadora nas últimas décadas a partir dos governos liderados pelos presidentes Lula e Dilma, do Partido dos Trabalhadores.

“Eu achei a exposição muito importante porque ela me fez refletir sobre como a gente atuou para a transformação da sociedade, como o PT foi significativo para a mudança substancial no alcance de direitos”, comenta Gilsa Santos, vereadora em Governador Valadares, Minas Gerais. 

Militante do partido há mais de 20 anos, a vereadora afirmou que, no início, os dados expostos passaram despercebidos quando ela chegou ao espaço, mas que logo se sentiu provocada a olhar com mais cuidado. Gilsa elogiou a disposição dos materiais: “achei muito significativo as informações estarem no chão, representa a ideia de calçar os nossos pés, nos dar segurança, suporte para caminhar”. 

Sobre as mesas de debate, Gilsa Santos destacou a participação da também eleita vereadora, com uma votação bastante expressiva no Rio de Janeiro, Tainá de Paula. Mulher negra, assim como Gilsa, Tainá “trouxe as pautas da periferia com muita propriedade”, aponta a militante e vereadora mineira.

Exposição da FPA em Seminário Nacional traz dados da transformação do Brasil nas últimas décadas
Sergio Silva – FPA

A construção da ideia

“A ideia original proposta pelo presidente Paulo Okamotto foi a de mostrar como o Brasil se transformou nos últimos anos. E nós decidimos pelo recorte temporal a partir de 88, com a Constituição, quando ficou mais possível a luta por direitos; selecionamos dados sobre salário, taxa de desemprego, índices sobre desigualdade social, o acesso à informação”, explica Vanessa Nadotti, coordenadora do CSBH.

O CSBH é o Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda, que integra a Fundação Perseu Abramo. Para Nadotti, a exposição foi importante porque trouxe um olhar para as possibilidades de mudanças sociais.

“A partir de um olhar sobre como as coisas se transformam, como a gente lida com isso, podemos pensar soluções, políticas públicas e propostas para o Brasil do futuro, para o Brasil que queremos construir”, afirma a coordenadora do centro de memória.

De acordo com Vanessa Nadotti, a disposição da exposição teve como norte a divisão entre os dados macroeconômicos, distribuídos nos painéis em adesivos no chão, e o que ela chamou de “pequenas transformações”, em cenas de vídeos que passavam nos totens de LED, trazendo uma percepção mais voltada às mudanças simbólicas do Brasil nas últimas décadas.