Foram meses de trabalho, centenas de horas em reuniões, encontros e debates, mais de 50 vídeos concluídos e páginas e mais páginas de cartilhas temáticas que puderam (e ainda podem) ser consultadas on-line e que seguirão como material didático para além da disputa eleitoral 

FPA nas Eleições e o fortalecimento das candidaturas petistas
Ricardo Stuckert

A poucos dias das Eleições Municipais, que começam no próximo dia 6 de outubro, as mais de 32 mil candidaturas petistas chegarão para a disputa amparadas por uma vasta produção de materiais elaborados pela Fundação Perseu Abramo. Graças ao projeto FPA nas Eleições, as campanhas realizadas por cada petista, em qualquer parte do Brasil, contaram com suporte técnico para construir planos de governo e conteúdos didáticos sobre temas indispensáveis no discurso.

Foram meses de trabalho, centenas de horas em reuniões, encontros e debates, mais de 50 vídeos concluídos e páginas e mais páginas de cartilhas temáticas que puderam (e ainda podem) ser consultadas on-line não só por quem pretende conquistar uma vaga no Executivo ou Legislativo, mas por qualquer pessoa que se interessa por temas como segurança pública, mobilidade, saúde e tantos outros.

Neste período, o projeto também ganhou destaque na imprensa nacional e internacional, endossando a importância da Fundação de ser uma das grandes referências em formação política do país. A seguir relembre cada um dos trabalhos que contemplam o projeto.

Time de Mentoria

Desde o início de julho, centenas de pré-candidatos e candidatas do PT de todo o Brasil ganharam um providencial auxílio para elaborarem os seus programas de governo e afinarem seus discursos antes do pleito. Às vésperas das Eleições Municipais, marcadas para o mês de outubro, o Time de Mentoria da Fundação Perseu Abramo já foi acionado quase 200 vezes para tirar dúvidas sobre as mais diversas áreas de centenas de candidatos e candidatas.

Vídeos temáticos

A Fundação Perseu Abramo lançou 25 vídeos com propostas temáticas para colaborar com a construção de programas de governo das candidaturas petistas ao Executivo e Legislativo nas eleições municipais.

Os temas abordados dizem respeito a problemas e desafios a serem superados nos municípios brasileiros.

Cartilha Evangélica

Um dos grandes desafios dos partidos progressistas tem sido ampliar o diálogo com a população evangélica, estimada em mais de 40 milhões de pessoas e fundamental para definir o rumo das eleições em todo o país.

Foi pensando nisso que a Fundação Perseu Abramo decidiu lançar a Cartilha Evangélica: Diálogo nas Eleições, material que surge na esteira do site destinado a ampliar o trabalho de base do Partido dos Trabalhadores, também publicado recentemente.

FPA nas Eleições e o fortalecimento das candidaturas petistas
Reprodução

No caso da Cartilha Evangélica, a ideia é apresentar a lideranças políticas e militantes detalhes sobre como conversar com os cristãos evangélicos do país, apresentando dados sobre a realidade desta camada da população.

Além de já ter produzido a cartilha didática com orientações para dialogar com eleitores, agora também é possível ouvir o que oito pessoas ligadas a essa vertente religiosa têm a dizer sobre os mais variados assuntos. 

Em depoimento gravado em vídeo, os evangélicos petistas falam sobre como o partido pode estreitar a relação com uma camada da população que abrange mais de 42 milhões de brasileiros. A série foi encomendada à Fundação pelo Partido dos Trabalhadores para mostrar que o trabalho feito pela legenda sempre respeitou a diversidade religiosa no país.

“A religião faz parte da cultura do povo brasileiro. As igrejas nos bairros são locais de acolhimento, espaços que fortalecem o vínculo de comunidade no território, de percepção e circulação de ideias comuns. São lugares onde as pessoas encontram conforto em meio a conflitos familiares, mas também onde há o grupo de mulheres, ensino de música para as crianças”, explicou o presidente da FPA, Paulo Okamotto. 

É por isso que, prosseguiu ele, “é importante para o Partido dos Trabalhadores buscar diálogo e também convidar essas pessoas para que encontrem no PT espaço para transformar a realidade que vivem”.  

Às vésperas das Eleições Municipais, que começam no próximo dia 6 de outubro, as mais de 30 mil candidaturas petistas chegarão para a disputa amparadas por uma vasta produção de materiais elaborados pela Fundação Perseu Abramo. Graças ao projeto FPA nas Eleições, as campanhas realizadas por cada petista, em qualquer parte do Brasil, contaram com suporte técnico para construir planos de governo e conteúdos didáticos sobre temas indispensáveis no discurso.

Foram meses de trabalho, centenas de horas em reuniões, encontros e debates, mais de 50 vídeos concluídos e páginas e mais páginas de cartilhas temáticas que puderam (e ainda podem) ser consultadas on-line e que seguirão como material didático para além da disputa eleitoral

Foram meses de trabalho, centenas de horas em reuniões, encontros e debates, mais de 30 vídeos concluídos e páginas e mais páginas de cartilhas temáticas que puderam (e ainda podem) ser consultadas on-line não só por quem pretende conquistar uma vaga no Executivo ou Legislativo, mas por qualquer pessoa que se interessa por temas como segurança pública, mobilidade, saúde e tantos outros.

Neste período, o projeto também ganhou destaque na imprensa nacional e internacional, endossando a importância da Fundação de ser uma das grandes referências em formação política do país. A seguir relembre cada um dos trabalhos que contemplam o projeto.

Trabalho de base

A Fundação Perseu Abramo lançou um site 100% dedicado ao trabalho de base. A iniciativa foi feita por dezenas de mãos, das mais variadas áreas e foi compilado após inúmeras reuniões. 

.Visando contribuir para atualizar o Trabalho de Base, a FPA propôs a elaboração de estudos conduzidos por um grupo de voluntários que se engajaram, sob a coordenação do Presidente Paulo Okamotto, na tarefa de refletir e produzir conhecimento acerca do Trabalho de Base realizado hoje.

O principal material disponível no site é uma cartilha, que pode ser baixada e impressa, com o passo a passo para realizar o trabalho de base.  Com 32 páginas, o guia mostra com detalhes, e de maneira totalmente didática, pontos como “onde acontece o trabalho de base” e como “identificar militantes” e saber se o trabalho está apresentando resultados positivos.

Cartilha do NAPP

Os Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPPs) redigiram subsídios e diretrizes que podem ser utilizados para a elaboração de programas de governo de candidatos e candidatas do Partido dos Trabalhadores no período eleitoral que se aproxima.

O caderno serve tanto para candidaturas ao Executivo como para os Legislativos municipais.

Segurança pública

A criação de políticas públicas para o combate da criminalidade não vinha sendo uma das prioridades das formulações feitas a partir da FPA. Porém, a realidade em muitas cidades é de medo e insegurança. Hoje, cidadãos têm medo da criminalidade de Norte a Sul do Brasil e FPA decidiu buscar o que há de melhor para a área da segurança pública. Conheça também a cartilha de segurança pública, que está publicada com esses vídeos na página especial FPA nas Eleições 2024

Nos 11 vídeos que você pode assistir clicando aqui ou no player acima, estão ideias e também casos de experiências bem-sucedidas em cidades e estados governados pelo Partido dos Trabalhadores. 

Guia para redes sociais

Em mais uma iniciativa que integra o projeto FPA nas Eleições, a Fundação Perseu Abramo acaba de lançar um guia com seis dicas para que candidatos e candidatas do PT gravem de maneira correta seus vídeos nas redes sociais.

O guia digital tem sete minutos de duração e é dividido nos seguintes capítulos:

  • Equipamento
  • Onde gravar
  • O que gravar
  • O que falar
  • Sua melhor versão
  • Luz, câmera e ação

Empreendedores

Dois empreendedores e uma empreendedora falaram o que pensam sobre as políticas que o Partido dos Trabalhadores – PT vem criando ao longo dos anos para beneficiar essas pessoas que lutam para ter o seu próprio negócio.

 É muito importante que você candidato(a) a vereador(a) ou a prefeito(a) preste atenção no que dizem essas pessoas para que você possa defender a forma como o Partido dos Trabalhadores busca melhorar o ambiente de negócios para esse setor.

FPA nas Eleições e o fortalecimento das candidaturas petistas

Dicas para dialogar com pessoas idosas

A Fundação Perseu Abramo também apresentou dois vídeos para subsidiar a estratégia de campanhas eleitorais municipais. O primeiro quer melhorar o diálogo com as pessoas idosas e o outro traz dicas sobre a necessidade de se valorizar e se comprometer com as políticas de assistência social.

No caso dos idosos, a consultora e pesquisadora de Economia do Envelhecimento, Maria do Carmo Guido, explica os cuidados que devem ser dedicados a esse público, que representa 15,8% da população brasileira, segundo o censo de 2022. Para tanto, reforça que eles devem ser considerados como importantes agentes econômicos, e não um peso à sociedade.

Os vídeos estão disponíveis na página FPA nas Eleições 2024 , que consiste em uma série de manuais e cartilhas (em formato digital para download) e vídeos temáticos sobre os mais diferentes temas que dizem respeito ao cotidiano dos municípios.