Banda Bixiga 70 se apresenta em São Paulo e no Rock in Rio após temporada no exterior
Depois de um breve intervalo de descanso, a banda se apresenta na sexta-feira, 30 de agosto, na Casa Natura, em São Paulo
Uma das primeiras aparições da Banda Bixiga 70, nascida e criada em uma garagem da Rua Treze de Maio, bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo, no jornal The Guardian foi curta, porém precisa. O jornal descreveu que ¨Bixiga 70 é o que acontece quando você combina batidas africanas, jazz e swing brasileiro em uma cidade tão agitada quanto São Paulo¨. Desde essa pequena nota publicada em janeiro de 2012, pouca coisa mudou em relação à formação do conjunto. A música cresceu e se tornou gigante, mas a qualidade e singularidade se mantiveram as mesmas.
O Bixiga 70 acabou de encerrar a turnê européia de seu quarto álbum, Vapor, lançado em 2023. Como era de se esperar, após o lançamento, o jornal avaliou a ¨exuberância contagiante dos favoritos afro-brasileiros¨ e descreveu a participação da banda no encerramento do festival Womad como fabulosa e energética. Foram 40 dias pela Europa, passando pela primeira vez pela Polônia e República Tcheca. Fizeram shows em Portugal, Espanha, Hungria, Dinamarca, Paris, França, Alemanha, Irlanda, Reino Unido e Holanda.
Cris Scabello, um dos fundadores da Bixiga 70 e guitarrista, produtor musical e cantor, explica que a formação da banda “se encaixa muito na nossa música”. “Ela nasceu assim, desse jeito. São quatro sopros, duas percussões, bateria, baixo, guitarra e teclado. Então, enfim, somos um pouco apegados a esse formato de 10 pessoas, e nossa música tem um equilíbrio com esse número de componentes, né?”. Ele revelou as dificuldades logísticas de uma grande turnê com um elenco desse tamanho, mas valoriza as vantagens de ser um ¨operário do som¨. Cris Scabello também administra o estúdio Traquitana, um dos mais tradicionais de Sampa.
Depois de um breve intervalo de descanso, a banda se apresenta na sexta-feira, 30 de agosto, na Casa Natura, em São Paulo. ¨Estamos muito felizes de voltar para São Paulo e já ter esse show logo de cara na volta, para levar essa energia que estamos carregando nesta turnê de 40 dias, 12 países, 20 shows. Chegamos com o show muito “no dedo”, como costumamos dizer, bem alinhado¨, comentou.
A próxima parada da Bixiga 70, que esteve representado pela ¨metaleira¨ no Festival do Futuro na posse do presidente Lula, é o Rock in Rio. O baixista Marcelo Dworecki diz-se animado com a primeira participação da banda no festival. ¨Os festivais grandes como o Rock in Rio, são um verdadeiro estandarte. Estamos felizes de estar nesse line-up¨ declarou.
Bixiga 70 – Show Vapor
Sexta-feira, 30 de agosto, 22h
Endereço: R. Artur de Azevedo, 2134 – Pinheiros, São Paulo