Eleições 2024: FPA começa construção de diretrizes para auxiliar campanhas
Núcleos de Acompanhamentos de Políticas Públicas realizaram 18 reuniões temáticas com a participação de mais de 400 pessoas
Redação Focus Brasil
As Eleições Municipais de 2024 serão decisivas para consolidar a retomada das pautas progressistas colocadas em prática desde o retorno de Lula à Presidência da República. O desafio, no entanto, agora é ainda maior e vem acompanhado de um indispensável questionamento: como fazer com que o PT e diversos outros partidos de esquerda recuperem o espaço hoje ocupado por ideais conservadores?
Uma das respostas tem sido construída pelos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas desde o final de novembro de 2023, quando aconteceu o primeiro debate temático com o objetivo de oferecer aos mais de 3 mil candidatos e candidatas petistas material teórico e técnico para a construção de suas propostas, de seus discursos e de seus programas de governo. A iniciativa é uma das frentes de trabalho do projeto FPA nas Eleições.
O último dos 18 encontros dos NAPPs, ocorrido em 19 de abril, encerrou essa etapa da iniciativa com a participação de mais de 600 pessoas, entre lideranças políticas, especialistas nos mais variados temas e representantes de entidades, movimentos sociais e da sociedade civil.
Flávia Castellano, membro da Secretaria Executiva dos NAPPs, fez um balanço positivo dos debates. “Os encontros preparatórios foram pensados com o objetivo de elaborar conteúdos programáticos que possam subsidiar candidatos e candidatas para a construção dos programas de governo. São as candidaturas petistas que estão na ponta ouvindo a população e recebendo demandas, que batem de porta em porta, por isso é nosso papel, na FPA, apoiá-los durante suas campanhas e do jeito que fazemos melhor: produzindo conteúdo de qualidade”.
Os conteúdos citados por Flávia agora serão compilados por área e transformados em diretrizes fundamentais para cada uma delas. “Todas as informações consideradas relevantes durante os debates têm potencial para serem transformadas em propostas reais, sempre levando-se em conta as características de cada cidade ou região”, completou.
Além de chegar até as mãos de candidatos e candidatas, esse material será transformado em peças de comunicação a serem divulgadas tanto pelos canais oficiais da FPA quanto nos sites do PT e da Casa 13.
Para Virgílio Guimarães, diretor da FPA, o trabalho realizado desde novembro passado será primordial para endossar o chamado “modo petista de governar”. “O nosso partido sempre construiu propostas de maneira democrática, com a participação direta de todas as camadas da sociedade. Os NAPPs são o resultado desse trabalho e terão papel fundamental no diálogo dos nossos candidatos com a população”.
Plataforma reúne 200 propostas enviadas pela população
Lançada no final de março pela Fundação Perseu Abramo, a plataforma online para envio de propostas que podem melhorar a vida da população recebeu mais de 200 contribuições. A iniciativa também faz parte do projeto FPA nas Eleições
As propostas estão sendo avaliadas e, caso tenham viabilidade, farão parte do material a ser oferecido às candidaturas petistas. “Nossa meta é sempre ouvir as pessoas que estão pensando e elaborando propostas para as suas cidades. Além de nos mostrar suas preocupações, queremos saber as soluções inovadoras apontadas para resolver problemas concretos dos municípios”, explicou o presidente da FPA, Paulo Okamotto.