Com foco nos territórios e na importância do trabalho das bases sociais, a edição de 2024 da jornada de formação é aguardada com boas expectativas para a organização e preparação da militância para as eleições municipais

2023 – Encerramento da Jornada Nova Primavera do último ano, que utilizou a educação popular como base metodológica
Foto: Sérgio Silva

Evento tradicional da agenda de formação da Fundação Perseu Abramo e da Secretaria Nacional de Formação do Partido dos Trabalhadores, a jornada Nova Primavera promove encontros regionais e nacionais, com oficinas e mesas – neste ano, em novo formato e com atuação predominante dos formadores em territórios. 

As inscrições começaram nesta terça-feira, 19, e vão até dia 29 de março – podem ser feitas pelo site do projeto. Estão abertas a toda a militância petista, como dirigentes, participantes das edições anteriores do programa e novos inscritos. No dia 26 de março, data final das inscrições, às 19h, haverá uma transmissão ao vivo promovida pelo PT e pela FPA para apresentar o programa deste ano, com a ementa das atividades e abordagem dos conceitos que serão trabalhados na edição.  

 Na jornada Nova Primavera 2024, as oficinas, mesas e trocas de experiência miram a experiência de e acúmulo de cada perfil militante, trazendo diferentes abordagens e enriquecendo o conteúdo com uma formação direcionada, adaptável a realidades diversas e com maior capilaridade. 

Um dos programas mais bem sucedidos, fruto da parceria da Secretaria de Formação do PT com a Fundação Perseu Abramo, a jornada formativa contará com oficinas virtuais, cobertura e atuação nas redes sociais. Somado a isso, o encontro proporciona reflexões finais sobre as aprendizagens e discussões propostas, principalmente com o maior protagonismo, neste ano, das atividades em territórios. 

Neste sentido, a Jornada Formativa do Nova Primavera deste ano se propõe a organizar uma formação fundamentada nos princípios da educação popular, com os diversos mobilizadores que autuam nos territórios, reforçando o sentido do trabalho de base no contexto das eleições municipais e a importância das políticas de participação social no território. O objetivo é despertar, na militância, a consciência sobre o que estará em jogo nessas eleições, ao eleger cada prefeito e vereador, e como o trabalho de base pode ajudar tanto na conquista do vot, como transformar eleitores em militantes.

A exemplo do sucesso do projeto, o Nova Primavera de 2022, que teve por objetivo transformar a força eleitoral do presidente Lula e do PT em força popular organizada, teve como resultado a criação dos Comitês Populares de Luta, que se espalharam em ramificações por todo o Brasil. Naquele ano, foram 5 mil inscritos em 40 turmas virtuais nacionais e estaduais e, para cada turma, foram realizadas 6 Oficinas temáticas, totalizando 240 atividades.

Os comitês surgiram da proposta de auto-organização em torno da agenda central e foram fundamentais para que a mensagem do partido e do presidente Lula chegassem a todos os lugares. 

Em 2023, foram 10 mil inscritos em 47 turmas. Foram realizadas, 5 Oficinas virtuais nacionais, 34 Oficinas virtuais temáticas autogestionadas e 276 Oficinas Territoriais, totalizando 545 atividades. As discussões se deram a partir do eixo – como transformar força eleitoral de Lula e do PT em força social organizada. 

Com foco nas territorialidades e a importância do trabalho nas bases sociais, a edição de 2024 é aguardada com boas expectativas para a organização e preparação da militância para as eleições municipais, multiplicando conhecimento e ação política afirmativa. As atividades começam no dia 9 de abril. As inscrições seguem abertas até o dia 29 de março. 

`