Aprovada redação final do Plano Juventude Negra Viva
Plano tem como finalidade abordar as políticas voltadas à redução da violência letal e vulnerabilidades que atingem a juventude negra brasileira.
O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), destinado à elaboração do Plano Juventude Negra Viva (PNJV), se reuniu na última terça-feira, 7, para apresentar e aprovar a redação final do Plano. O encontro faz parte do conjunto de ações realizadas para a construção coletiva do Plano que tem como finalidade tratar transversalmente as políticas voltadas à redução da violência letal e das vulnerabilidades sociais que atingem a juventude negra.
O documento apresentado conta com as principais demandas e proposições manifestadas ao longo da realização das Caravanas Participativas para elaboração do Plano Juventude Negra Viva, que percorreu as 27 unidades da federação, entre 18 de maio a 15 de setembro de 2023. A estrutura foi feita a partir de dez eixos-temáticos.
A secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, presente no encontro, destacou a importância dessa construção. “Esse é um trabalho de projeto de país. Apesar dos desafios, temos a absoluta certeza da nossa missão e essa missão só se realiza com o povo negro no centro, atuando, participando”, disse.
De acordo com o diretor de Política de Combate e Superação ao Racismo e integrante do GTI, Yuri Silva, “esta reunião representa uma etapa muito importante para a finalização deste ciclo de elaboração do Plano Juventude Negra Viva. Aqui, alinhamos os últimos ajustes e diretrizes com a aprovação da redação final e, logo menos, iremos lançar esta política pública que poderá ser utilizada como instrumento efetivo de gestão para promoção da igualdade racial e garantia dos direitos”, afirma.
A reunião do GTI conta com a participação de representantes do Ministério da Igualdade Racial, da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério de Estado do Trabalho e Emprego, do Ministério da Saúde, do Ministério de Estado do Esporte, do Ministério de Estado dos Povos Indígenas, do Ministério das Cidades, do Ministério das Mulheres e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Combate à Fome.•