Coluna ‘De olho no mundo do trabalho’
Ana Flávia Marques estreia coluna na Focus Brasil com proposta de cobertura de pautas trabalhistas
Ana Flávia Marques
Inauguramos essa coluna para contribuir com informações pontuais sobre o mundo do trabalho como um pequeno apoio para olharmos mais sobre esse tema que está – literalmente – na vida da imensa maioria das pessoas.
Você verá por aqui assuntos como mobilizações de categorias, reflexões sobre as formas de representações, falas de lideranças e os desafios que advêm das transformações do trabalho e que vão compor um quadro de indícios que podem ser aprofundados posteriormente.
Para começar…
Quando nos referirmos aqui sobre o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras será no sentido de a-classe-que-vive-do-trabalho, como explicitado por Ricardo Antunes, professor da Unicamp.
Isso porque há diversas nomenclaturas como empreendedor, trabalhador autônomo, trabalhador liberal, enfim, títulos que esmaecem a percepção e os laços entre a própria classe trabalhadora.
Fagulhas de esperança
Quando a-classe-que-vive-do-trabalho se movimenta, a esperança aumenta
Depois de seis semanas de mobilização e negociação…
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a direção da Volks – Fábrica Anchieta fecharam um acordo que prevê investimento em uma nova plataforma na planta Anchieta para produção de dois carros híbridos a partir de 2027, a criação de novos postos de trabalho na engenharia e desenvolvimento de produtos para ampliação da motorização híbrida e a efetivação de 150 trabalhadores com contratos temporários (contratados em maio e setembro).
Em Minas Gerais…
Funcionários públicos estão mobilizados contra a proposta de Regime de Recuperação Fiscal do governador Romeu Zema que tenta congelar os salários por pelo menos nove anos, a suspensão da realização de concursos públicos e a privatização de estatais. A medida é compreendida com um “Teto de Gastos” que tem sido utilizado como desculpa para pagar a dívida que o estado tem com a União, de aproximadamente R$160 milhões. As mobilizações resultaram na formação de uma Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos que reúne 25 sindicatos e parlamentares e tem como calendário o Dia Estadual de Lutas no próximo dia 14/11 e debate sobre a Universidade Estadual de Minas Gerais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
E também em Hollywood…
Depois de 118 dias de greve, o Sindicato dos atores de Hollywood, SAG-AFTRA, anunciou nesta semana o acordo com a aliança de produtores, a AMPTP. Faz parte do pacto aumentos salariais acima da média”, a inclusão de termos de consentimento e compensação para proteger os atores de recursos de inteligência artificial e ainda estabelece pagamentos de bônus em casos de participação em streaming.
De acordo com o Sindicato dos Atores, um dos pontos que houve muito debate foi justamente em torno do uso de Inteligência Artificial, a chamada IA Zumbi, que é como chamam a tecnologia que permite usar imagens de pessoas que já morreram, como no caso usado pela Volks no comercial que “reviveu” a cantora Elis Regina. Outro recurso de IA debatido foi a chamada Frankenstein, que utiliza parte do corpo de atores para criar uma pessoa que não existe.
O tema do uso das tecnologias de informação e comunicação que já é presente em negociações, deve ser cada vez mais frequente em acordos e discussões sobre os direitos dos trabalhadores.
Tem algum assunto que gostaria de ver aqui na coluna? Envia uma mensagem para [email protected]
Ana Flávia Marques (Marx) é diretora do Instituto Lula e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação de Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É também doutoranda, mestre em ciências da comunicações e especialista em gestão de comunicação e marketing pela ECA-USP.