Governo lança campanha e se propõe a ajudar no movimento  que une governos estaduais e municipais para a promoção de um ambiente escolar de segurança

A onda de ataques às escolas que assustou o Brasil nos últimos dois meses levou o governo Lula a lançar uma campanha nacional para combater a violência. Na quinta-feira, 20, em cerimônia no Palácio do Planalto foi lançado o movimento “Tamo junto pela paz nas escolas”, que une governos estaduais e municipais na promoção de um ambiente mais seguro e de paz para os estudantes.

“A gente não tem que satisfazer os terroristas que estão fazendo ameaças. A gente tem que dar as aulas, mas tem gente que a solução é levantar os muros das creches. Nós precisamos utilizar a nossa inteligência para tentar recuperar neste país a compreensão de que ser bom é melhor do que ser ruim”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a ação pretende estimular a união de toda a sociedade com o envolvimento dos governos estaduais e municipais. Entre as ações integradas que serão comunicadas pelo ministério destacam-se a Operação Escola Segura, o Programa Dinheiro Direto na Escola e a destinação de recursos para o combate à violência. A operação atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

“Falou em nazismo, em neonazismo, ameaçou escola, diz que vai fazer ataque, nós estamos pedindo a prisão, e vamos continuar, porque não há como conviver com esse clima que alguns poucos querem criar, em detrimento de 40 milhões de estudantes”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A senadora e coordenadora do Setorial Nacional de Educação do PT, Teresa Leitão (PT-PE), destaca que o ambiente escolar é local de acolhimento, de convivência e trocas participativas. A parlamentar enfatiza a importância da união de todos no combate à violência na educação. “É preciso que todas as esferas da sociedade trabalhem juntas”, disse.

Secretária da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara dos Deputados, e vice-líder do governo Lula na Câmara, a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) salienta a ação afirmativa do governo no lançamento da campanha, além de todo apoio de segurança pública voltado às escolas. “É preciso que todas as esferas da sociedade, incluindo o governo, a comunidade escolar e as famílias, trabalhem juntas para combater a violência nas escolas e creches brasileiras”, disse.

A parlamentar evidencia ainda que as ações podem ser realizadas com a implementação de políticas públicas de prevenção à violência e o treinamento de professores e funcionários para lidar com essas situações, que fogem ao ambiente normal de uma escola ou creche.

Ainda na quarta-feira, 19, o MEC lançou uma cartilha de recomendações para proteção e segurança no ambiente escolar. O material tem o objetivo de orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes, familiares e, bem como profissionais da educação, gestores e conselheiros. •

`