Delegação do PT é recebida em Pequim
Dirigentes do Partido dos Trabalhadores são recebidos por dirigentes do PC da China. Relação entre Brasil e China se aprofunda com o novo governo Lula. O presidente visita o país este mês
Uma missão do PT foi recebida em Pequim pelo diplomata Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China. O secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, acompanhado por Monica Valente, dirigente da Executiva Nacional e secretária-executiva do Foro de São Paulo, esteve reunida com o Yi na quarta-feira, 1º de março. Os dois também estiveram reunidos com Liu Jianchao, ministro-chefe do Departamento Internacional do PCCh.
No final de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma visita oficial a Pequim, onde será recebido pelo presidente Xi jin Ping. O encontro de dirigentes do PT com o alto escalão do PC da China mostra a disposição das instâncias dos dois partidos a aprofundarem os laçoes construídos ao longo dos últimos 40 anos entre as organizações.
Membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh, Wang Yi disse que China e Brasil são grandes países em desenvolvimento com impacto global. “A China sempre vê os laços bilaterais com o Brasil de uma perspectiva estratégica e de longo prazo”, disse. Os dois países desfrutam de cooperação em vários campos e estreita coordenação em assuntos internacionais.
Chefe do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh, Liu Jianchao também se reuniu com a delegação. Os dois concordaram sobre o aprofundamento da amizade entre os países. Jianchao disse ainda que é importante fortalecer os laços entre as duas organizações políticas. •