Okamotto assume a Perseu Abramo
Ex-diretor do Instituto Lula, sindicalista quer colocar a FPA para responder às novas demandas do PT
A indicação de Paulo Okamotto para presidir a Fundação Perseu Abramo, feita na segunda-feira, 13, na reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores será ratificada pelo Conselho Curador da entidade. Okamotto assume no lugar de Aloizio Mercadante, que foi nomeado presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Paulo Tarciso Okamotto, 66 anos, iniciou sua trajetória política militando no movimento sindical. Em 1981, tornou-se dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC onde atuou por três mandatos como diretor financeiro, segundo secretário e diretor do departamento jurídico.
Em 1989, foi o tesoureiro da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Posteriormente, Okamotto foi eleito presidente do Diretório Estadual do PT. Em 1990, participou da criação do Instituto Cidadania, hoje Instituto Lula, do qual foi presidente e era um dos diretores até o início de 2023. Em 2003, assumiu a diretoria de administração e finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2005, foi eleito presidente da entidade, cargo que ocupou até 2010.
Na direção da Fundação Perseu Abramo, Okamotto vai trabalhar com a formação de quadros, lideranças e dirigentes partidários. “A FPA deveria responder às demandas do Diretório Nacional do PT realizando as pesquisas, os estudos e demais necessidades do partido”, disse.
Além disso, Okamotto aponta a necessidade de a fundação colaborar com a organização partidária. “Temos problemas organizativos e acredito que a fundação possa ajudar o PT nesse sentido”, declarou.
O ex-presidente do Instituto Lula entende que “a conjuntura é favorável”, diferente da que o PT e os setores progressistas da sociedade enfrentaram desde o Golpe de 2016. “Acabamos de sair de um processo eleitoral difícil e há uma expectativa positiva dos progressistas. Tem muita gente querendo ajudar”, comentou.
Além da indicação de Paulo Okamotto, o Diretório Nacional do PT ainda apresentou os nomes de Vírgilio Guimarães e Naiara Raiol para compor a diretoria da FPA. Eles vão substituir Geraldo Magela e Jéssica Italoema. •