15 de janeiro de 1929

Nasce em Atlanta O ATIVISTA Martin Luther King Jr.

Autor do histórico discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”), Martin Luther King Junior se tornaria um dos principais líderes do movimento contra a segregação racial nos Estados Unidos dos anos 1960.

Frequentador da Igreja Batista desde cedo, ele se tornaria pastor e logo se notabilizaria pela luta em defesa dos direitos civis dos negros, que sofriam com as leis segregacionistas até vigentes nos EUA. Apesar do sistema racista e violento que subjugava a população negra, King não aprovava a reação nos mesmos moldes, defendendo estratégias de desobediência civil e não violência, com o intuito de atrair a opinião pública.

Sua vida de ativismo por direitos, igualdade e cidadania rendeu a Martin Luther King Jr. muitos desafetos. Ele seria assassinado com um tiro em 4 de abril de 1968.

20 de janeiro de 1923

Nasce o líder comunista Jacob Gorender

Em 20 de janeiro de 1923, nasce em Salvador Jacob Gorender, referência do pensamento marxista no Brasil. O intelectual foi membro do Partido Comunista Brasileiro, no qual entrou em 1942, e fundador do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, já no final da década de 1960.

Capturado em 1970 em meio à ditadura militar, foi levado ao Dops de São Paulo, onde ficou preso por quase dois anos. Lá conheceu Dilma Rousseff, também militante pela democracia. Sobre o episódio, a ex-presidenta relata: “Jacob Gorender não teve medo das polêmicas intelectuais, assim como não teve medo de defender suas ideias, mesmo pagando o pior dos preços. Nós nos conhecemos presos no Dops. Ele estava convalescente de torturas e foi conselheiro importante em um momento crucial na minha vida”.

Autodidata, em 1994 recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia. Em 1996 foi reconhecido especialista de notório saber pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

É autor, dentre outros, de “Combate nas trevas” e “O Escravismo Colonial”, relançado em 2011 pela Fundação Perseu Abramo. Morreria em 11 de junho de 2013, aos 90 anos de idade.

 

14 de janeiro de 2005

Lula regulamenta o Bolsa Atleta

Divisor de águas do esporte brasileiro, o o programa Bolsa Atleta foi criado em 2004 e regulamentado em 14 de janeiro de 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa beneficia atletas de alto rendimento com bons resultados em competições nacionais e internacionais. Rapidamente, o Bolsa Atleta se destacou como o maior programa de patrocínio individual do mundo.

“Precisamos fazer com que o povo brasileiro entenda que é papel do Estado dar condições para que todas as pessoas, independentemente da sua origem social, cor, credo religioso ou opção partidária, sejam colocadas no mesmo banco de oportunidades”, disse Lula.

Os valores pagos mensalmente aos beneficiários do Bolsa Atleta têm por objetivo garantir condições mínimas para que possam se dedicar com exclusividade aos treinos e às competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

Nas Olimpíadas de Tóquio, realizadas no Japão em 2021, o sucesso do programa se materializou nos números: dos 302 atletas que compuseram a delegação do Brasil nos Jogos, 242 eram bolsistas integrantes do programa Bolsa Atleta — o que representa 80% do total.

Nas últimas olimpíadas, em 18 das 33 modalidades de que o Brasil participou, 100% dos atletas recebiam a bolsa. O acesso direto do esportista ao benefício – sem intermediação de clubes ou associações – permitiu maior flexibilidade de uso.

20 de janeiro de 2010

Lançada a Tarifa Social de Energia Elétrica

Em 20 de janeiro de 2010, o presidente Lula anuncia o pagamento de tarifa de energia subsidiada pelo governo federal a cerca de 22,5 milhões de famílias com renda de até três salários mínimos. A medida foi tomada de acordo com a Lei de Tarifa Social de Energia Elétrica, sancionada por Lula.

A principal mudança vinda com a nova legislação dizia respeito ao critério para isenção ou subsídio do pagamento pela energia elétrica: a base de análise, que antes era o consumo, passou a ser a renda do usuário.

 

 

20 de janeiro de 2009

Obama assume a Presidência dos EUA

O democrata Barack Hussein Obama toma posse em Washington, DC, como primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos da América. O evento tem o maior público de todas as posses presidenciais daquele país: cerca de 1,8 milhão de pessoas acompanham a cerimônia, que bate recordes de audiência pela internet, com 21 milhões de streamings de vídeo só na CNN.

Filho de uma norte-americana branca e de um economista negro queniano, Obama nasceu em Honolulu (Havaí). Professor de Direito na Universidade de Chicago, iniciou sua carreira política como advogado de direitos civis. De 1994 a 2004, foi eleito para três mandatos no Senado estadual de Illinois. Em 2004, elegeu-se senador e já começou a despontar no cenário político nacional.

`