A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) apresentou, na quinta-feira, 28, a “Proposta para um Brasil verde” à Fundação Perseu Abramo (FPA). Elaborado pelo ambientalista e jornalista Fernando Gabeira, o documento aponta caminhos para que o país retome a preservação ambiental, restaurando, também, a imagem nacional no exterior.

“É necessário formar uma ampla aliança em defesa da vida, em defesa do planeta”, defende o presidente da FPA, Aloizio Mercadante. O diretor-executivo da Fundação Verde, José Carlos Lima, ressaltou “Hora .

“Há uma pauta ambiental muito interessante, em que os eixos principais são exatamente a descarbonização da economia e o novo modelo de desenvolvimento para o país e para o planeta”, explicou o presidente do Conselho Curador da FVHD, Ivanilson Gomes dos Santos.

A proposta passa por diversos temas. O primeiro refere-se à Amazônia, com o combate aos projetos do atual governo que levam ao retrocesso ambiental. A iniciativa trata ainda da liberação de agrotóxicos, aquecimento e doenças tropicais, segurança alimentar, produção de carne e soja, poluição do mar, elevação do nível dos mares, crises hídrica e energética. Também entram no escopo a preservação das espécies, novas formas de produção de energia, promoção da bioeconomia e cultura e ciência.

Foi formalizada uma mesa de diálogo entre as duas instituições. Agora, a Fundação Perseu Abramo analisará as propostas apresentadas pela Fundação Verde. Um próximo encontro ocorrerá até dezembro. “Aqui é um ponto de partida do que queremos construir com vocês”, declarou Mercadante.

Também compareceram à reunião, realizada na sede da FVHD, em Brasília, o diretor-financeiro da Fundação Verde, Osvander Valadão, o conselheiro Jovino Cândido da Silva, o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), os coordenadores do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP) de Reforma Institucional, Jorge Messias, e do NAPP Agrário e Agrícola, Gerson Teixeira.

`