O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, enviaram mensagem de congratulações aos dirigentes do Partido Social Democrata da Alemanha. Em nome do PT, ambos cumprimentaram Olaf Scholz e o SPD pelo resultado vitorioso nas eleições alemãs do último domingo.

O PT e o SPD mantém um constante diálogo e parcerias em fóruns internacionais de partidos progressistas. “Estamos certos de que, sob a liderança do SPD, a Alemanha irá contribuir para um mundo mais equilibrado, multipolar e solidário, que reflita a geopolítica do século 21”, diz a nota.

A votação do SPD, um partido com a tradição de quase 160 anos de existência, mostra o compromisso de geração após geração de dirigentes partidários com os trabalhadores alemães, com a democracia, com a construção de um Estado de bem estar social e o desenvolvimento em harmonia e paz com a Europa”, apontam Lula e Gleisi. “Em todo o mundo, com atenção especial aos países em desenvolvimento, colaboram com causas e movimento sociais que lutam por um mundo melhor”.

Na segunda-feira, 27, Lula e Gleisi estiveram reunidos com Christoph Heuser, da Fundação Friedrich Ebert, para tratar dos “rumos da democracia no Brasil e no mundo e como os resultados da eleição alemã impactam e apontam novos caminhos para a Alemanha e a política global”.

`