Quem financia os atos golpistas
O vice-líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), protocolou na segunda-feira, 13, requerimento para a criação de uma CPI para apurar informações sobre atos golpistas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional ocorridos no último 7 de setembro, convocados pelo presidente Jair Bolsonaro.
“Vejo como algo extremamente necessário e relevante a criação desta CPI, para que possamos investigar a fundo os atos golpistas em comemoração do Dia da Independência, com vistas a se apurar eventuais irregularidades e/ou ilegalidades”, defende.
Em fase de coleta de assinaturas junto aos demais parlamentares da Câmara, o requerimento justifica a necessidade da CPI para descobrir quem são os responsáveis pela convocação e financiamento dos atos, bem como se houve investimento de recursos públicos.
Na mesma direção, o senador Humberto Costa (PT-PE) enviou ofício ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, pedindo a abertura de investigação sobre o financiamento das manifestações convocadas por bolsonaristas no Dia da Indendência.
“Precisamos saber quem está pagando essa conta e com que dinheiro”, cobrou o senador, anexando ao pedido informações que circularam nas redes sociais, entre elas um vídeo com apoiadores dentro de um ônibus de turismo “comemorando” a distribuição de camisetas e R$ 100 para cada “manifestante”.