UMA CONQUISTA DO TRABALHO COLETIVO – 1991

Paulo Freire

Mais uma vez, com imensa alegria, quero compartilhar com todas as educadoras e educadores a minha satisfação frente aos resultados de promoção/retenção dos alunos de 1º grau da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Já no ano de 1989 conseguíramos o mais alto percentual de aprovação verificado nesta década.

Ainda continuamos mantendo o maior índice de aprovação (81,31%) no período 1980-1990. Ou, inversamente, a mais baixa incidência de retenção no conjunto do 1º grau (18,69%) como mostram a tabela e o gráfico adiante apresentados.

Isto significa que, em relação a 1988, sem esta conquista, 15.420 alunos teriam sido reprovados e seriam candidatos à “evasão” o que, na prática, significa expulsão dos alunos da escola.

Quero sublinhar que o declínio da retenção na rede, como um todo, também foi conquistado nas 1ªs e 5ªs séries onde, tradicionalmente, a reprovação é mais acentuada. Observe-se que a 1ª série registrou 25,7% enquanto na 5ª série o índice de reprovação foi 26,7%.

Tenho certeza de que o aumento do índice de aprovação dos alunos, implicando trabalho sério e criterioso, revela a importância social deste resultado. Ao mesmo tempo em que se garante as crianças e jovens o direito a uma boa escolaridade, sem estrangulamentos ocasionados pela reprovação, se possibilita que a escola se abra para novos alunos.

No entanto, os índices de reprovação ainda são altos e precisam de ser reduzidos, num esforço de medidas assumidas conjuntamente por todos os educadores desta Secretaria.

Temos, evidentemente, que comemorar este avanço, mais uma vez gostosamente bem-vindo, com todos os educadores que fazem nesta gestão o esforço coletivo de construção de uma nova cara para a escola.

Desejo que no próximo ano possamos mais uma vez compartilhar esta alegria conquistada coletivamente em busca de uma escola de melhor qualidade para as classes populares.

Felicito todas as educadoras e educadores desta rede desejando que o nosso compromisso neste ano traga resultados cada vez mais animadores.

Fraternalmente

Paulo Freire

*Ver tabela e gráfico no documento original.

Fonte: “Uma conquista do trabalho coletivo”, Paulo Freire, Diário Oficial do Município, 12 de março de 1991. Acervo: Centro de Referência Paulo Freire/Instituto Paulo Freire.

Para visualizar o documento original, clique aqui.

Clique aqui para voltar à exposição.

`