Por que Lula? – 1989

Em 1989, durante o último comício da campanha LULA JÁ, cujo opositor Fernando Collor de Melo se elegeu presidente do Brasil para mais tarde sofreu um impeachment diante da constatação de um mau governo, o professor Paulo Freire nos concedeu um depoimento inédito, que agora compartilhamos com vocês. A pergunta “por que Lula?”, foi assim respondida:

“Lula por causa de uma porção de coisas:

Primeiro porque Lula coincide, é parte, é consequência, é razão de ser de muito de mudança da história política desse país. Quer dizer, ele se acha no bojo, no corpo das mudanças substantivas que a gente vem sofrendo nesses 20 anos. Não que ele seja o fazedor dessas mudanças, mas ele é de um lado resultado delas, de outro, fator de desenvolvimento delas.

Segundo, Lula porque ele expressa um pedaço enorme da vontade popular desse país. Quer dizer, Lula simboliza as classes populares nossas, tomando a sua história na mão para faze-la de novo, para refaze-la. Lula porque é sério, porque é competente, porque é honesto. Quer dizer, eu não sou dos que acham que a gente pode deixar a ética para depois. Não, a política é ética. Lula é um homem de vergonha, é um homem sério que tem um compromisso, é por isso também. Lula porque ele é um homem comprometido historicamente. Quer dizer, um homem que mexe no presente para fazer um futuro indispensável desse país. Futuro de liberdade, de superação das injustiças, da miséria, da dar. Lula por tudo isso!” 

Fonte: In NAE/4 Revista Pedagógica, 2003. Vídeo: Soraia Alexandra Zonzine, novembro de 1989. Acervo: Centro de Referência Paulo Freire/Instituto Paulo Freire.

Para visualizar o documento original, clique aqui.

Clique aqui para voltar à exposição.

`