O Legado do PT nas Cidades

O Centro Sérgio Buarque de Holanda, Centro de Documentação e História Política da Fundação Perseu Abramo, torna disponível ao público a Exposição Virtual O Legado do PT nas Cidades, que integra o Programa de Preservação e Difusão do Legado do Partido dos Trabalhadores nas Cidades Brasileiras.

O Programa tem como objetivos:

• promover pesquisas e reflexões sobre como se constituiu e quais são os atuais desafios do modo petista de governar as cidades. Envolve prefeitos, prefeitas, secretários, secretárias municipais, especialistas e dirigentes setoriais que acompanharam a implementação de políticas públicas nos 1.333 municípios brasileiros governados pelo PT desde as eleições  de 1982;

• dialogar com estudiosos e com a juventude, tornando disponíveis documentos primários, até o momento pouco conhecidos, contribuindo com a qualificação da pesquisa acadêmica, jornalística e com a troca de experiências de governo;

• organizar a alimentação de base de dados nacional e disponível para a pesquisa, desenvolvido pelo CSBH, e o banco de políticas públicas e de projetos de lei das gestões petistas.

A exposição sobre O Legado do PT nas Cidades torna públicas reportagens produzidas pelas Revistas Teoria e Debate e Cidades Vivas, que registram experiências de governos municipais de todas as regiões do país e em variadas gestões. Apresenta, também, 90 documentos iconográficos – fotografias, cartazes e panfletos – atualmente sob a guarda do CSBH, dentro de eixos temáticos a partir do qual são planejadas e articuladas as políticas públicas.

Na seção Publicações, disponibiliza, em formato PDF, todos os livros produzidos pela Editora da FPA, digitalizados ou nato digitais, que abordam a temática da governança municipal, balanços, experiências e desafios. Além das publicações diretamente ligadas aos temas municipais, indica outras relativas ao legado dos governos Lula e Dilma. Esses livros registram momentos de qualificada relação, reflexão e ação entre os entes federativos, na perspectiva da construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país, com o aprofundamento da democracia, da participação popular e do controle social.

Em Teses e dissertações, apresenta as referências de 264 teses e dissertações produzidas em todos os estados brasileiros, que tem como objeto as experiências de governo municipais do PT. O resultado dessa pesquisa, realizada pela equipe do CSBH, é apresentado por região, por estado e por universidade.

Além de documentos, a exposição virtual apresenta duas bases de dados atualmente sob a responsabilidade da equipe do CSBH, mas que vêm sendo implementadas em parceria com a Escola Nacional de Formação, com a Secretaria Nacional e com as Secretarias Estaduais de Assuntos Institucionais, além da bancada de deputados estaduais através das assessorias das bancadas.

A primeira é o Banco de Políticas Públicas e de Projetos de Lei, um banco de dados colaborativo que registra atualmente cerca de 850 referências de experiências de governo das gestões petistas, em âmbito municipal, e 1.180 projetos de lei ou proposições elaboradas pelas bancadas estaduais do PT. A partir de 2021, estarão disponíveis também os formulários para coleta das experiências de governo estaduais, bem como a produzida pelos vereadores e vereadoras do partido.

A outra base apresentada na exposição é o Sistema Integrado de Documentos do PT (Sisdoc/PT), ferramenta desenvolvida em software livre, multiusuária, colaborativa e acessível pela página do CSBH, que abrigará os acervos digitais e a referência dos acervos físicos de todas as instâncias partidárias; os registros da ação institucional nos legislativos e executivos municipais, estaduais e federal, o acervo da FPA, a memória oral e a memória da militância.

Para finalizar, a exposição indicará o caminho de acesso à área de difusão onde ficarão disponíveis o Seminário sobre o Legado do PT nas Cidades e as Rodas de Memórias, que reúnem prefeitos e prefeitas de variadas regiões e gestões para refletir sobre suas experiências de governar.

Boa navegação!


Navegue pela exposição

`