Teses e Dissertações

 

Como forma de contribuir ao projeto O legado do PT nas cidades, o Centro Sérgio Buarque de Holanda realizou uma pesquisa através das plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BTDB(1) e também por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES(2) em busca de produções acadêmicas que estudaram políticas públicas, culturais, sociais e econômicas durante a gestão do Partido enquanto governo nas cidades em todo Brasil. Essa pesquisa resultou em 264 resultados, entre teses e dissertações defendidas em universidades públicas e privadas.

A busca realizada nos permite elencar temas, autores e objetos relevantes sobre a experiência histórica do Partido dos Trabalhadores. Ter o registro das pesquisas realizadas é uma forma de garantir parte dessa memória. O PT possui vasta contribuição nos processos políticos do país que levou os trabalhadores ao poder, bem como sua permanência durante dezesseis anos consecutivos só no Poder Executivo, e uma rica experiência nos municípios que deve ser registrada.

É importante salientar que algumas das pesquisas elencadas não tomam o Partido dos Trabalhadores em específico como objeto de pesquisa. No entanto, por estudarem políticas, projetos, e temáticas que foram desenvolvidas durante a gestão do Partido nas cidades em que foi governo, entraram no critério de busca das plataformas e por isso também listadas por nós aqui.

Abaixo discorremos sobre os critérios levados em consideração durante essa pesquisa.

1) Sobre a CAPES e IBICT:

A Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e de nível Superior (CAPES) tem como objetivo estimular a pesquisa e investir na promoção científica das universidades em todo país. É o órgão responsável por credenciar os Programas de pós-graduação (PPG) das universidades públicas e privadas. É essa instituição quem avalia o desempenho no que se refere à produção científica e estabelece notas de acordo com os critérios estabelecidos pela própria(3). Existe um protocolo que é base de avaliação de todas as áreas, mas cada área em específico é avaliada em suas particularidades(4). De acordo com a descrição da instituição, o sistema de avaliação “serve de instrumento para comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais”(5). Ainda de acordo com o órgão, os resultados da avaliação anual “servem de base para a formulação de políticas para área de pós-graduação bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios)”. A disponibilização das teses e dissertações auxilia no processo de acompanhar a formação dos alunos da pós-graduação, já que esse é um dos critérios de avaliação em comum das áreas. A título de exemplo, no Documento da Área de História, divulgado pela Capes, é informado: “em relação a ‘Formação’ a Área de História propõe que os programas tenham como objetivo titular ao menos metade dos ingressos no tempo médio de 30 meses para o mestrado e 54 para o doutorado”(6). Além disso, deixar as teses e dissertações disponíveis em uma plataforma para acesso, também se inclui nos critérios de avaliação, pois eles permitem visibilidade e reconhecimento da comunidade acadêmica em relação às pesquisas e formação.(7)

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) tem como principal objetivo promover o acesso e divulgação das produções científicas e tecnológicas. É ela a responsável, por exemplo, pela informação do número ISSN nas publicações brasileiras. Como divulgadora da produção científica nacional, possui a revista Ciência da Informação que tem como objetivo tornar conhecido mundialmente as inovações em pesquisa brasileira. Nessa esteira se insere a Biblioteca Digital. Por meio de seu vasto acervo é possível consultar online as teses e dissertações que estão sendo defendidas em todo país, nas mais diversas áreas do conhecimento.

2) Critério de busca nessas bases:

A pesquisa realizada nos dois bancos de teses e dissertações foi realizada por meio das palavras-chave “Partido dos Trabalhadores” (entre aspas), gestão e municípios. Isso se justifica pois o catálogo da Capes não permite uma busca pormenorizada. Há somente o campo para inserção do termo desejado. Após a busca o site traz alguns filtros que o usuário pode aplicar: ano de defesa da tese/dissertação, nome do orientador, nome do autor, nome dos integrantes da banca de defesa, por universidade, área de interesse (Ciências Sociais, História, Psicologia, Educação, Saúde Pública, etc.), nome do programa de pós-graduação e a biblioteca (associada à universidade) em que está depositado a tese/dissertação. A busca sem aspas pela palavra-chave Partido dos Trabalhadores traz 970.977 resultados, com 48.549 páginas. Após a 20ª página, aproximadamente, é possível perceber que aparece pesquisas que não tem relação com a experiência da classe trabalhadora, do partido, de políticas públicas, ou outro tema que se vincule ao PT. Por essa razão, optou-se por realizar a pesquisa com o termo entre aspas, de maneira que a busca seja realizada especificamente por esse termo no interior das teses e dissertações, o que fez resultar em 735 itens. O site da plataforma informa que “permite a pesquisa nos campos resumo, palavras-chave, biblioteca, linha de pesquisa, área de conhecimento, programa, agência financiadora, nível”(8). Como não há a busca avançada, e mesmo após a pesquisa os campos que aparecem como filtros não incluem resumo, palavras-chave, citados acima, entendemos que a busca feita pela plataforma se dá dentro dessas categorias informadas. Os filtros que aparecem após a busca são os mencionados acima, apenas.(9)

Já na plataforma da Ibict, por sua vez, é possível fazer uma consulta pormenorizada. Dessa maneira inserimos as três palavras chaves mencionadas para filtrar a busca e, em um segundo momento, comparar e agregar aos resultados obtidos na CAPES, complementando o processo.

3) Recorte temporal:

Na Capes é possível ter acesso às pesquisas desde 1987 até os dias atuais. Essa data limite inicial foi estabelecida pela própria instituição no processo de estabelecimento da plataforma em parceria com os programas de pós graduação do país. No entanto, para o recorte que inserimos, que deseja elencar apenas as pesquisas especificamente sobre gestão do Partido dos Trabalhadores nos municípios, a data da primeira defesa que encontramos é 1991 e a última é de 2019, encontrada no site da Ibict. Portanto, no recorte dessas pesquisas, as defesas se concentram entre 1991 e 2019, não significa que o objeto de pesquisa dessas buscas se restrinja a esse recorte temporal. O PT foi oficialmente registrado em 1980, portanto, sua experiência remonta a esse período. Até o momento não fizemos o levantamento das palavras-chave, objeto de pesquisa, local e outras informações de cada pesquisa estudado. Tarefa para próxima fase.

Clique aqui e acesse o resultado desse levantamento, com 264 referências bibliográficas (teses e dissertações), organizados conforme as regiões do Brasil e as instituições de ensino, às quais as teses e dissertações estão vinculadas.

Boa pesquisa!

Notas:

(1) A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações é uma plataforma do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

(2) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituída em 1952, é uma fundação do Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo promover a expansão e avaliação da pós-gradução (stricto sensu) em todo território nacional, investir na promoção científica, fomentar a formação de professores e também divulgar a produção científica realizada em todo Brasil.

(3) Em 2018, “foi reduzido de cinco para três o número de quesitos: Programa, Formação e Impacto na Sociedade. No quesito Programa, pretende-se avaliar o funcionamento, estrutura e planejamento do programa de pós-graduação em relação ao seu perfil e seus objetivos. Quanto ao quesito Formação, a análise abrangerá aspectos como qualidade das teses, dissertações, produção intelectual de alunos e professores e das atividades de pesquisa, bem como a avaliação do egresso. Já em relação ao Impacto na Sociedade, a avaliação vai verificar o caráter inovador da produção intelectual, os efeitos econômicos e sociais do programa, internacionalização e visibilidade”. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/36-noticias/9370-mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-qualidade-dos-programas>. Consulta realizada em 16/03/2020

(4) Para mais informações acessar: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao>.

(5) Disponível em: <https://sdi.capes.gov.br/banco-de-teses/02_bt_sobre.html>. Consulta realizada em 16/03/2020.

(6) Documento disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/Hist%C3%B3ria.pdf>. Consulta realizada em 16/03/2020.

(7) Em artigo de sua autoria produzido para esclarecimento sobre o processo de avaliação, Renato Janine Ribeiro, então Diretor de avaliação da CAPES, afirma: “com a divulgação de teses pela internet, é possível apreciar a qualidade de maior número delas e também se torna viável esse julgamento por parte da comunidade”. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/artigos/Artigo_10_08_07.pdf>

(8) Disponível em: <https://sdi.capes.gov.br/banco-de-teses/02_bt_sobre.html>. Consulta realizada em 16/03/2020.

(9) A plataforma informa que a partir de 2013 passou a utilizar a tecnologia Elastic Search (ES) e Java, e, depois desse momento, a pesquisa que só permitia buscar por autor, título, instituição e ano de defesa do trabalho, passou a permitir a pesquisa nos campos resumo, palavras-chave, biblioteca, linha de pesquisa, área de conhecimento, programa, agência financiadora, nível. Disponível em: <https://sdi.capes.gov.br/banco-de-teses/02_bt_sobre.html>. Consulta realizada em 19/03/2020

 


Navegue pela exposição

`