CANDIDATURAS ÉTNICAS, PRESENTE! – 1996

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo e o Setorial Indígena da Secretaria Nacional de Movimentos Populares estão realizando um levantamento das candidaturas étnicas petistas nas Eleições- 96. Os resultados preliminares mostram a presença de candidaturas negras e indígenas, pelo PT, tanto a prefeito e vice quanto a vereadores.

O Espírito Santo já concluiu a pesquisa em relação às candidaturas negras, constatando se cinco candidatos a prefeito e 95 a vereador. Entre os gaúchos, em 85 municípios levantados, não há candidato negro a prefeito, mas um a vice e 57 às Câmaras. Em Sergipe, são três os candidatos negros a prefeito, um a vice e cinco proporcionais.

Em Belo Horizonte são oito os negros petistas concorrendo à Câmara Municipal, em Salvador são cinco e em Curitiba outros cinco. No interior do Paraná, os dados parciais apontam um majoritário e dois proporcionais.

Das etnias indígenas, o levantamento também ainda não está completo. Em Mato Grosso do Sul são cinco os candidatos proporcionais, no Acre, um majoritário (em Jordão), e em Mato Grosso um a vereador (em Santa Terezinha).

Fonte: PT Notícias, nº 11, agosto de 1996, p. 04. Acervo: CSBH/FPA.

Para visualizar o documento original, clique aqui.

`