O Fórum Social Pan-Amazônico –FOSPA- é um espaço de articulação, ação e reflexão relacionado à bacia amazônica que atravessa Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, República Cooperativa da Guiana, Suriname e Guiana (francesa).

Tem como objetivos articular agendas de organizações e redes amazônicas e tornar visíveis propostas para a defesa da Amazônia, contra as mudanças climáticas e a convivência intercultural.

Aspiram construir um processo de mobilização, debate e propostas e ao mesmo tempo um grande evento semestral que busque reunir e articular movimentos sociais, povos indígenas e comunidades tradicionais dos nove países da bacia amazônica.

Os seus principais objetivos são reconhecer culturas; quebrar o isolamento da resistência popular; fortalecimento da luta anti-imperialista; desenvolver a autonomia das pessoas; promover a justiça social e ambiental, para se opor aos modelos de “desenvolvimento” predatórios e prejudiciais para as pessoas que vivem na Pan Amazônia; bem como discutir as alternativas e propostas que nos permitam construir a justiça social e a igualdade, apoiadas numa democracia participativa e intercultural.

Num sentido mais amplo, pretendem ser um movimento que critica o modelo extrativista-colonial imposto às populações amazônicas e levanta a bandeira de uma região Pan-Amazônica governada por seu povo.

Pretendem manter e reafirmar a FOSPA como um espaço autônomo e independente formado por movimentos, organizações sociais, representações de pessoas e comunidades.

Textos e publicações

FOSPA