O Partido dos Trabalhadores une-se à exigência pela libertação imediata de Jorge Glas e conclama todos que lutam pela democracia a juntarem-se nesta luta

Nota da Comissão Executiva Nacional do PT pede a libertação de Jorge Glas, ex-vice presidente do Equador, feito prisioneiro após ser sequestrado da Embaixada do México em Quito, onde tinha asilo político.

Desde o Brasil mandamos uma saudação a esta atividade que soma-se, e impulsiona, a luta no Equador, em defesa de Jorge Glas, e o fim da perseguição de que é vítima, posição por nós compartilhada, assim como pelo Foro de São Paulo. Num processo de “lawfare”, instrumento usado hoje pelos inimigos da democracia, ligados aos interesses imperialistas.

No Brasil vivenciamos e combatemos esta ação contra nosso companheiro, hoje presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, encarcerado por 580 dias. E fomos vitoriosos. E vitoriosos seremos se unirmos nossas forças em defesa de Jorge Glas

Jorge Glas, ex-vice presidente do Equador é vítima do mesmo processo de lawfare, feito prisioneiro pelo reacionário governo de Daniel Noboa, depois de sequestrado da Embaixada do México em Quito, onde tinha asilo político. Ele não tem seus direitos respeitados pelo governo do Equador que ignora, inclusive, medidas cautelares concedidas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Com todos(as) os companheiros e companheiras e as organizações políticas que no Equador exigem sua libertação, estaremos juntos!

Jorge Glas , inocente, encarcerado pelo governo equatoriano não tem seus direitos garantidos e corre risco em função de suas condições de saúde.

O Partido dos Trabalhadores na sua luta incessante em defesa da democracia, une-se à exigência pela libertação imediata de Jorge Glas e, com vocês, conclama todos que lutam pela democracia a juntarem-se nesta luta.

Brasília, 08 de agosto de 2024

Comissão Executiva Nacional do PT