China e Brasil diante dos desafios do desenvolvimento sustentável. Ana Tereza Marra & Giorgio Romano Schutte (Org.)
- Version
- Download 71
- Tamanho do Arquivo 9.85 MB
- File Count 1
- Data de Criação 10 julho 2024
- Ultima Atualização 10 julho 2024
China e Brasil diante dos desafios do desenvolvimento sustentável. Ana Tereza Marra & Giorgio Romano Schutte (Org.)
Este livro é produto do VI Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China (VI RBChina), que ocorreu na UFABC entre os dias 24 e 26 de outubro de 2023. Com a proposta de debater “China e Brasil diante dos desafios do desenvolvimento sustentável”, o VI RBChina organizou uma série de discussões sobre temas diversos relacionados a China e as relações Brasil-China. Ainda, em parceria com a UNICAMP, o evento incluiu a realização do 7º Seminário Pesquisar a China Contemporânea, contemplando a apresentação e discussão de trabalhos de estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores.
A Rede Brasileira de Estudos da China é uma rede científica multidisciplinar dedicada à promoção do conhecimento, pesquisa e exercício profissional em torno da China. Sua criação foi motivada pelo fato de que as relações Brasil-China, em especial as comerciais, se adensaram muito rapidamente nas últimas décadas. Em contrapartida, o avanço do conhecimento sobre a China no Brasil não acompanhou com a mesma rapidez. Assim, a RBChina foi criada para impulsionar as reflexões sobre a ascensão da China e o seu respectivo impacto sobre a ordem econômica e política, considerando também seus aspectos culturais e históricos, em especial, sobre o Brasil.
As articulações para a formação da RBChina começaram em 2017 e avançaram em 2018, com a realização do I Encontro da RBChina, em Belo Horizonte, na PUC-Minas.
Além do núcleo central formado por acadêmicos, a RBChina foi pensada, desde o início, também como espaço de difusão das pesquisas e diálogo com outros atores da sociedade, como empresários, sindicatos, movimentos sociais e instituições governamentais, inclusive de entes subnacionais.
De 2018 até a atualidade, o número de integrantes da RBChina aumentou de algumas dezenas para cerca de 400 pessoas, o que demonstra o grande e crescente interesse na iniciativa.
O segundo encontro da RBChina ocorreu em 2019, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de forma presencial. O terceiro foi organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2020, de forma online devido a pandemia de COVID-19. O quarto encontro, em 2021, foi realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela FGV-RJ, também no formato online. O quinto encontro, em 2022, ainda impactado pelos reflexos da pandemia, foi organizado Universidade Estadual Paulista (Unesp), ainda online. No ano de 2023, em sua 6° edição, o encontro voltou a ser presencial, dessa vez na Universidade Federal do ABC (UFABC).
As gravações das mesas do VI RBChina podem ser encontradas no site: www.rbchina.com.br