
Contribua com a campanha de doações a refugiados de Gaza no Brasil

A ONG Refúgio Brasil iniciou uma campanha de doação do Zakat El Fitr para refugiados de Gaza no Brasil, que durará até o próximo domingo (30). Os dados para doação encontram-se no final desta reportagem.
O Zakat El Fitr é a doação obrigatória dos muçulmanos a pessoas necessitadas no final do Ramadã, que termina neste domingo. Com colaboração da Fepal, a Refúgio Brasil pede ajuda dos muçulmanos (e também de todos aqueles solidários com o povo palestino) para confortar e suavizar o sofrimento dos refugiados da nova etapa do genocídio iniciada em 7 de outubro de 2023 que vieram para o Brasil.
Após o início do extermínio e tentativa de dizimação de Gaza por “israel”, dezenas de famílias de refugiados chegaram ao Brasil, acolhidas de boa vontade pelo governo brasileiro, que enviou aviões humanitários para resgatar cidadãos brasileiros e de dupla nacionalidade, junto com suas famílias.
Atualmente, mais de 50 famílias refugiadas do genocídio vivem no Brasil. A maioria se encontra no estado de São Paulo, além de Rio de Janeiro e estados do Sul do país. Contudo, essas famílias vivem em uma situação precária, dependendo do Bolsa Família, doações de pessoas privadas ou abrigadas em casas de acolhimento. Muitas estão desempregadas e não conseguem pagar aluguel, com alguns casos de grave ameaça de despejo.
A diretora da Refúgio Brasil, Faysa Daoud, também é secretária de Assuntos para Refugiados da Fepal. Ela conta que o objetivo da campanha é arrecadar fundos que venham do Zakat El Fitr de cada muçulmano para oferecer ajuda a esses refugiados do genocídio em Gaza.
“Esse dinheiro será utilizado para a compra de tudo o que é necessário para os refugiados”, diz. “Roupas, alimentos, produtos domésticos básicos e algum conforto para dar alguma alegria a essas pessoas no dia final do Ramadã”, completa.
Segundo ela, os refugiados palestinos têm convivido com muitas dificuldades de adaptação e até mesmo preconceitos, devido ao idioma, cultura e à vestimenta das mulheres. A ONG tem trabalhado para inserir os refugiados vítimas do genocídio na sociedade brasileira, que, no entanto, é aberta e solidária à Causa Palestina – como se vê em diversas manifestações de massas em denúncia ao genocídio.
A Fepal está ciente da ampla disposição expressada por milhares de brasileiros em ajudar materialmente o povo palestino de Gaza, devastada pelas bombas e tanques “israelenses”. Contudo, lembra que existe um grande movimento internacional, apoiado por entidades ligadas à ONU e governos diversos, de envio de ajuda humanitária a Gaza. A questão não é a falta de ajuda, mas sim o bloqueio à entrada dessa ajuda pelo regime “israelense”.
A campanha do Zakat El Fitr é uma forma de ajudar os necessitados de Gaza que se refugiaram no Brasil, que sofrem com privações semelhantes e, porém, têm condições de receber essa ajuda. Por isso, a Fepal exorta a todos os muçulmanos e solidários com a Causa Palestina a dirigirem suas doações aos refugiados de Gaza no Brasil, através da ONG Refúgio Brasil.
“A Fepal apoia essa campanha para dar suporte à nova jornada que esses refugiados estão vivenciando. Até que consigam encontrar estabilidade e possam se manter por conta própria”, afirma o secretário-geral da Fepal, Walid Shuqair.
O Zakat El Fitr pode ser depositado na conta da Refúgio Brasil através do PIX 25274624000128, em nome do CNPJ da Associação de Refugiados Refúgio Brasil.