
Acordo Mercosul com U.E. desta vez avança
Via portal https://jonuel2025.blogspot.com/
Texto emendado do projeto de Acordo de Livre Comércio Mercosul- UE foi apresentado pela Comissão Europeia e, desta vez, a França – que se opós a versões anteriores – declarou que está satisfeita com as salvaguardas. É informação do diário parisiense de economia e finanças “Les Echos“.
A principal salvaguarda que encontrei até este momento é relativa a alterações significativas de fluxos e preços. Aumento superior a 10 % nos volumes e queda de 10 % nos preços é motivo para verificação e eventuais medidas corretivas.
O acordo vai passar pelo Conselho da Europa e Parlamento europeu. Nos países membros do Mercosul, as alterações não devem suscitar oposição.
O acordo foi negociado por cerca de 25 anos e o ” Les Echos” afirma tratar-se do mais ousado do lado europeu. Podemos dizer o mesmo do lado de cá. Na atual conjuntura mundial é um dado de grande impacto, envolvendo cerca de 600 milhões de pessoas, com volumes de troca até aqui superiores a 50 bi USD em cada sentido e ótimas perspectivas de crescimento desde a entrada em vigor.
Certamente vou falar do assunto com mais detalhes muito em breve.
*Jonuel Gonçalves, Pesquisador associado do NEA/UFF