A Índia é o tema central deste sétimo boletim do Observatório Internacional do Século XXI. As projeções feitas pelos organismos econômicos internacionais indicam que no ano 2050 a Índia será o país mais populoso do mundo, e a segunda maior economia do Planeta.

Mas hoje a Índia já é o país mais populoso, possui a economia que mais cresce, apresenta um notável desenvolvimento tecnológico, e está entre as quatro maiores potencias espaciais do mundo. O governo nacionalista do primeiro-ministro Narendra Modi tem adotado uma política externa cada vez mais ativa, assumindo uma posição de liderança dentro do chamado Sul Global, dialogando de igual para igual com as demais Grandes Potências do Sistema Mundial. Resistiu ao assédio geopolítico dos Estados Unidos, voltou-se prioritariamente para a Ásia, e agora se propõe ser um polo autônomo dentro do mundo multipolar que está nascendo neste momento de forma extremamente violenta e instável.

Além disto, esse boletim analisa outros temas como as raízes históricas do Sul Global, as eleições regionais na Alemanha, o viés belicista do novo primeiro ministro trabalhista inglês, a crise climática num momento de tensão mundial, e finalmente, o tema quente das eleições venezuelanas e seu impacto sobre o futuro da América do Sul.

Descarregue aqui o boletim: