Via canal da Fepal no YouTube

Esta longa investigação da Unidade de Investigação da Al Jazeera expõe os crimes de guerra israelense na Faixa de Gaza através de fotos e vídeos publicados online pelos próprios soldados israelitas durante o conflito que durou um ano.

A I-Unit construiu um banco de dados com milhares de vídeos, fotos e postagens em mídias sociais. Sempre que possível, identificou os cartazes e aqueles que aparecem.

O material revela uma série de atividades ilegais, desde destruição e saques injustificados até a demolição de bairros inteiros e assassinatos.

O filme também conta a história da guerra através dos olhos de jornalistas palestinos, defensores dos direitos humanos e residentes comuns da Faixa de Gaza. E expõe a cumplicidade dos governos ocidentais – em particular a utilização da RAF (Força Aérea Britânica) em Chipre como base para voos de vigilância britânicos sobre Gaza.

“O Ocidente não pode se esconder, não pode alegar ignorância. Ninguém pode dizer que não sabia”, diz a escritora palestina Susan Abulhawa. Este é “o primeiro genocídio transmitido ao vivo na história… Se as pessoas são ignorantes, são deliberadamente ignorantes”, diz ela.

Documentário original Al Jazeera. Legendado em português pela Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL)

Assista em: https://youtu.be/i4t_-0NImVM?si=Wh5A5wlYICWiVH1I