40 anos de relação entre PT e PCCh: comitiva do PT chega a Pequim em visita oficial
Desembarcou em Pequim nesta segunda, dia 8 de abril, por volta das 11h30, horário local a comitiva do Partido dos Trabalhadores em visita à República Popular da China. Na ocasião foram recepcionados por representantes do governo chinês.
A visita da delegação brasileira ao país segue até o dia 20 de abril, afirmando uma parceria entre o PT e o Partido Comunista Chinês que completa 40 anos neste ano.
Ainda no dia 8 a comitiva participou da abertura do VII Seminário Teórico entre o Partido Comunista Chines e o Partido dos Trabalhadores, cuja temática é “Reforçar a Construção de Partido no Poder e Explorar o Caminho de Modernização”. Na ocasião a comitiva foi recepcionada por Liu Jianchao, ministro do departamento internacional do Comitê Central do PCCh.
A fala inicial por parte do PT coube a sua presidenta nacional, Gleisi Hoffmann. No encerramento Gleisi Hoffmann leu a carta do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, endereçado ao presidente Xi Jinping (veja o vídeo abaixo).
No seminário foram realizados dois painéis paralelos: 1 – Exploração de caminho de modernização conforme às próprias realidades de cada país e 2 – Reforçar a capacidade de governança pela administração integral e rigorosa do Partido.
A delegação do PT
A delegação do PT é chefiada, em um primeiro momento, pela presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e coordenada pelo secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira.
O secretário passará a chefiar a delegação após o retorno da presidente Gleisi, que permanecerá cinco dias na China, devido ao cumprimento de agenda política nacional.
A delegação petista é formada por representantes de todas as regiões do Brasil, 8 deputados e deputadas federais, 7 deputados e deputadas estaduais.
Também integram a delegação 13 lideranças do partido, entre eles, Valter Pomar, membro do Diretório Nacional e diretor da Fundação Perseu Abramo e Monica Valente, membra da Executiva Nacional e secretária Executiva do Foro de São Paulo.