PT 45 anos, partido feito de povo!
Nas comemorações dos 45 anos de história do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, a Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, a militância petista pode revisitar e relembrar a história exitosa, que fala sobre o partido mas também sobre a construção da democracia e conquistas de direito no país.
Os temas principais do país e do mundo desde 1980 estão expostos, mostrando a grandeza de um grupo político que mobilizou corações e mentes desde o nascimento. O partido que foi irreverente em suas campanhas, muito sério nas propostas e completamente vitorioso no sentido de conduzir o Brasil para caminhos de igualdade e justiça social.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda tem sob sua guarda registros de uma das experiências mais importantes da classe trabalhadora na história recente do Brasil. O CSBH é responsável pelo tratamento do arquivo histórico do Diretório Nacional do PT, bem como pelo fomento à pesquisa e à reflexão sobre a história do partido, da esquerda e da classe trabalhadora, atuando em diversas frentes de trabalho.
A diretora Elen Coutinho, responsável pelo CSBH, comentou a importância da mostra. “Nós buscamos fazer um percurso mostrando as grandes campanhas que estivemos envolvidos. Não só as campanhas eleitorais mas todas que nos ajudaram a fazer do Brasil um país mais justo e com mais democracia, e as vitórias também que o PT conquistou ao longo desses 45 anos. O partido teve muita responsabilidade na redemocratização e no aumento da qualidade de vida das pessoas. Mas para nós também é muito importante mostrar como o povo é fundamental no processo de construção de dias melhores. O PT é feito de povo e essa exposição tem muito disso”.
Elen também comemorou o fato de a réplica da Ata de fundação do partido, que faz parte da exposição, estar emocionando a militância, sejam pelas fotos, pelos relatos históricos ou documentos apresentados, a história viva da construção do PT mostra o caminho, as lutas e vitórias.
Com quinze painéis acomodados no evento realizado no Armazém 3, os participantes podem acompanhar a trajetória do maior partido de esquerda da América Latina. Na apresentação da exposição é possível conhecer o surgimento do partido, “formado pela classe trabalhadora, desde sua fundação é composto por homens e mulheres de todas as regiões do país, do campo e das cidades, que lutam por melhores condições de vida, salário, moradia, educação e saúde. O PT nasceu do povo e para o povo brasileiro, afirmando desde a sua origem a luta pelo socialismo democrático. Esse é o modelo de democracia que o partido defende há décadas, expressa nas inúmeras lutas e campanhas em que se engajou ao longo de sua trajetória”.