ESCUTA AS MINAS!
Depois das marchas e atividades do Dia Internacional de Luta das Mulheres, que tal conhecer e escutar mais o que dizem as mulheres do Brasil?


O 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, é uma data tão importante para a construção das lutas democráticas e de igualdade de gênero que, na verdade, marca o início de uma série de comemorações e reflexões que duram o mês inteiro – e deveriam servir de norte para a ação e a reflexão o ano todo.
Ainda por cima no Brasil, país exibe números vergonhosos as 1.128 mortes por feminicídios em 2024 (dados Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Sinesp). Além disso, as mulheres brasileiras ganham, em média, 22 % menos que os homens, mesmo quando se compara o mesmo tipo de trabalho.
Por isso, nesse Primeiros Passos você vai encontrar uma lista de reportagens, podcasts e músicas, capitaneados por vozes e opiniões de mulheres de ontem e de hoje pelo Brasil.

UMA GRANDE ESCRITORA
Aos 78 anos, a linguista e escritora mineira Conceição Evaristo é uma das maiores pensadoras sobre a literatura feita por mulheres negras. Nesta entrevista (https://www.youtube.com/watch?v=QXopKuvxevY), de 23 minutos, ela fala sobre sua trajetória na poesia, conto, romance e ensaio e sobre seu conceito de “escrevivência”, a escrita que nasce das lembranças, da experiência vivida da escritora e de seu povo.
DUAS MULHERES DA MÚSICA
Samba ou música caipira? Para que escolher? Afinal, os dois gêneros são expressões do que vai no coração e na cabeça do povo brasileiro. A cantora e apresentadora de rádio e TV Inezita Barroso, uma das maiores conhecedoras de música sertaneja e música popular do Brasil, é o tema de um documentário (https://cultura.uol.com.br/videos/8138_mosaicos-a-arte-de-inezita-barroso.html) feito a partir de imagens de programas da TV Cultura de São Paulo, onde ela apresentou, por anos, o programa Viola, Minha Viola.
E Dona Ivone Lara, rainha do samba, é o tema de um episódio especial da Rádio Batuta, “Dona Ivone Lara: um samba raro, atemporal” (https://radiobatuta.ims.com.br/podcasts/musica-negra-do-brasil/2-dona-ivone-lara-um-samba-raro-atemporal), com depoimentos inéditos da sambista, enfermeira e assistente social.

TRÊS PODCASTS PARA SE ATUALIZAR
A vida é corrida, sabemos, mas os podcasts são uma maneira esperta de exercer uma das grandes habilidades das mulheres: fazer uma, duas, três, quatro ou mais coisas ao mesmo tempo. “Mamilos – Diálogos de Peito Aberto”, apresentado pelas jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis, é um dos mais longevos podcasts comandados por mulheres: completou no ano passado 10 anos de existência. No formato debate, o programa traz temas polêmicos e convidados especiais.
“Angu de Grilo” também traz uma dupla de mulheres, jornalistas e que são mãe e filha. No formato bate-papo Flávia Oliveira e Isabela Reis comentam as notícias mais quentes da semana.
No caso de “As Cunhãs”, com o trio de jornalistas do Ceará Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes o tema é também o cenário político e as principais notícias do Brasil e do Ceará.
QUATRO HEROÍNAS PARA SE INSPIRAR
Você sabe quem foi a princesa Isabel, provavelmente. Mas sabe quem foi Aqualtune, Clara Camarão, Antonieta de Barros e Esperança Garcia? Então, são mulheres que, em diferentes momentos da história do Brasil, romperam as barreiras de gênero, raça e classe e fizeram acontecer.
Os quatro nome citados estão numa série de podcasts intitulado Heroínas do Brasil, com oitos episódios que contam as histórias dessas mulheres protagonistas nas suas lutas contra a opressão. O projeto é de 2022 e, ao lado de nomes mais conhecidos como os de Ana Néri, Bertha Luz e Anita Garibaldi, revela as trajetórias de mulheres esquecidas pela historiografia oficial.

CINCO REPORTAGENS DE FÔLEGO
A TV Brasil fez uma série especial de reportagens em 2023 sobre os desafios e as conquistas das mulheres brasileiras em quatro áreas: educação, trabalho, independência financeira, esporte e enfrentamento à violência de gênero.
Dia Internacional das Mulheres: a evolução feminina na educação
Dia Internacional das Mulheres: a evolução feminina no trabalho
Dia Internacional das Mulheres: em busca da independência financeira
Dia Internacional das Mulheres: o espaço das atletas no esporte
Dia Internacional das Mulheres: o enfrentamento à violência de gênero
