O webinário “Captação de recursos para organizações periféricas”, realizado pelo Reconexão Periferias, em 8 de abril, reuniu 75 representantes de organizações sociais e coletivos das periferias. A iniciativa Foi motivada pela necessidade de ampliar a participação dessas entidades em editais de fomento e nos conselhos de participação política.

O evento teve a participação de Gisele Ribeiro Martins, diretora e coordenadora do Setor de Captação de Recursos e Relacionamento Institucional da Redes da Maré; de Hélio Barbosa, fundador da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (Ajurcc); e de Felipe Guedes, diretor financeiro e coordenador do Grupo Técnico de Apoio às Organizações Sociais da Ajurcc. A mediação foi realizada por Paulo Ramos e Victoria Braga, coordenador e pesquisadora, respectivamente, do Reconexão Periferias.

“Esperamos, a partir desse debate e da disseminação de experiências bem-sucedidas dessas duas instituições, auxiliar o associativismo periférico em sua busca por apoio e financiamento, além de conectar organizações empenhadas em fortalecer sua captação de recursos”, afirma Paulo Ramos.

O relatório “Participação institucional e periferias – Informe a partir do Mapeamento de movimentos sociais e coletivos das periferias brasileiras”, divulgado recentemente, apontou que 46% das mil organizações mapeadas pelo projeto entre 2018 e 2024 não acessam editais de fomento nem se inserem em conselhos de participação política. De acordo com o relatório, 467 organizações (47%) não têm presença em conselhos de participação e de controle social e 464 (46%) não buscam editais de fomento nem se inserem em processos de produção de políticas públicas para manterem sua atuação.

Daí a necessidade de compartilhar experiências bem-sucedidas de organizações na captação de recursos e debater estratégias que podem ajudar a superar as dificuldades de financiamento enfrentadas por entidades e movimentos periféricos.