Fátima Regina Gomes Farias nasceu em Bagé RS, reside na capital Gaúcha desde os anos oitenta. Fátima é mulher negra não acadêmica, moradora de Comunidade, e traz em seus escritos a vivência de mulheres invisíveis na sociedade branca.
Profissional na área da gastronomia, tem talento natural para as letras em forma de Poesia, Prosa e Música. É poeta e compositora, participa de coletivos, saraus e feiras literárias com projetos em sua comunidade, Bom Jesus Zona Leste. Um deles é a Geladeiroteca da Bonja, que tem o papel de fortalecer o conhecimento através da leitura e escrita literária Tem suas obras em coletâneas como Pretessência (Editora Libretos) e Aquilombados, lançado recentemente pela editora Hucitec. Os dois livros reúnem poetas Negros do coletivo Sopapo poético, do qual é uma das organizadoras.
Lançou em março de 2020 seu primeiro livro solo, Mel e Dendê, também pela editora Libretos. A publicação reúne escritos da vasta coleção da poeta, que prepara seu segundo livro solo. Fátima Farias, como é chamada, tem um casal de filhos, Magda Gomes e Marco Farias, três netos, Luisa Gomes, Lucas Castro e Lorenzo Castro.
Um dos poemas do livro Almoço Privê
Na cozinha teu abraço
Me esquenta enquanto amasso
As batatas do purê
É tão bom sentir teu cheiro
Misturado com o tempero
Do nosso almoço Privê
Tens um gosto de pecado
E chega sempre calado
Faz da receita eu esquecer
Deixo o fogo bem baixinho
Me entrego a teus carinhos
Misturo devagarinho
Meu mel com o teu Dendê.
Fátima Farias
Sobre Eva Vilma:
Eva Vilma é mãe, escritora, capoeirista e educadora. Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, especialista em Diversidade e Educação Especial. Nascida em Campo Grande. Tem participação em algumas coletâneas poéticas. Publicou, em parceria com Ciro Ferreira, o livro infantil Onde Está?, em 2015. Em 2018, publicou o livro de poesias intitulado Incômoda. E em 2020, Incandescente, pela Coleção ll do Mulherio das Letras e o livro infantil Ela é…. Publica também nas redes sociais através das páginas “Arranjos para voos poéticos” no Facebook, e @eva.vilma.338, no instagram, e no site Recanto das Letras.