O Bloco Afro Pretinhosidade nasce no anseio de muitos de fomentar a cultura negra em Curitiba (PR), já que a cidade é vista como capital europeia. Mas basta a gente dar uma volta na cidade que percebemos que isso não é verdade, somos a capital do Sul com maior número de negros e negras, então sempre existiu essa vontade de contar nossas histórias e honrar nosso legado através da batucada, danças, cantos e axé.

Esse ano o tema é mais do que especial: levaremos para avenida uma homenagem a uma das nossas maiores referências, Mãe Dalzira, Iyagunã, sacerdotiza de candomblé e sua história se funde com o cenário da resistência negra da cidade. Com seus 83 anos, apresentou a pouco seu doutorado e ganhou visibilidade nacional. Ela sempre manteve viva, através do terreiro, as expressões visuais, linguísticas e culturais africanas, tudo que o Bloco também tem como diretriz.

Os ensaios do bloco acontecem na Sede, que fica localizado na Vila Torres, na rua Baltazar Carrasco. Sempre tivemos intensão de descentralizar e possibilitar a presença da periferia em nossos espaços, já que a maioria do povo negro ainda está nesses lugares por questões históricas, e assim seguimos levando nossa negritude para rua, como diz aquele ditado “Tire seu racismo do caminho, que eu quero passar com minha cor”.

REDES SOCIAIS
Instagram: https://www.instagram.com/blocoafropretinhosidade/
Facebook: https://pt-br.facebook.com/blocoafropretinhosidade/