Em dia 5 de junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente, data criada pela ONU após a Conferência sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, em 1972, em Estocolmo, que propõe uma reflexão sobre os impactos ambientais das ações humanas. Por isso a edição deste mês da Revista Reconexão Periferias aproveita para reafirmar a convicção de que, em todo o mundo, o desenvolvimento capitalista, em seu modo de produzir e consumir, tem se mostrado extremamente nocivo à sustentabilidade em suas três dimensões: ambiental, social e econômica.

Sobre o protagonismo da luta da juventude pelo meio ambiente, em um diálogo entre os novos sujeitos e as organizações ambientais, a revista apresenta o artigo de Samara Pantoja, bióloga, professora e educadora social do Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia. Samara afirma, entre outros pontos, que “lutar pelo meio ambiente é muito mais do que vontade, é uma expressão no contexto social, ambiental e político em que os indivíduos se sentem incluídos, influenciados e aptos a intervir.”

A seção Quando novas personagens entram em cena apresenta Francinei Andrade, vereador de Juruti (PA), uma das cidades sede do Brasil da mineradora internacional Alcoa. Francinei foi eleito pelo PT, como o parlamentar mais jovem da história da cidade, e hoje, com 29 anos de idade, é o presidente da Câmara. Formado em Zootecnia pela Universidade Federal do Amazonas, milita em um projeto de conservação da fauna de quelônios na sua região, e tem como maior objetivo de seu mandato poder proporcionar oportunidades educacionais para a juventude.