Coletivos têm até a próxima segunda-feira, dia 25 de maio, para inscreverem seus projetos na chamada pública do Reconexão Periferias, que vai selecionar propostas que vão receber apoio material e técnico.

A seguir, confira o que é preciso fazer para participar e como o Reconexão Periferias pode te ajudar a transformar ideias em ação.

O projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, está abrindo chamada pública para coletivos da periferia inscreverem propostas que poderão, se selecionadas, receber apoio para fortalecimento e continuidade das suas ações.

Quem pode propor parceria?

– organizações que fazem parte do Mapeamento de Coletivos e Movimentos Sociais das Periferias do projeto Reconexão Periferias;

– grupos organizados das periferias que tenham atuação de intervenção em defesa de seus territórios;

– aqueles que ainda não estão mapeados, também podem participar. Basta acessar o formulário abaixo e preencher com os dados de sua organização antes de submeter a proposta:

Link do mapeamento: https://pt.surveymonkey.com/r/SGBFNJL

Créditos: arte FPA

Quais tipos de ação iremos fomentar?

Produção – A área de produção inclui insumos para formação e articulação territorial. Neste sentido, consideramos como potenciais ações de parceria pesquisas sobre o território, publicação de livros e revistas, elaboração de vídeo, coletânea de músicas, mapeamentos territoriais e desenvolvimento de metodologias de mobilização social.

Formação – Cursos e seminários de formação política para as organizações e atores dos territórios da organização proponente.

Articulação territorial – Eventos como fóruns, festivais, campanhas e encontros regionais que tenham como objetivo conectar movimentos da região, pautar temas de interesse local e organizar a atuação dos grupos.

Como iremos apoiar as parcerias?

Categoria 1 – Produção de conteúdo
Valores de 1 mil a 5 mil reais

Categoria 2 – Formação Cidadã
Valores de 1 mil a 5 mil reais

Categoria 3 – Articulação territorial
Valores de 1 mil a 5 mil reais

Outras formas de apoio da parceria

Além dos recursos direcionados para o desenvolvimento das ações, o projeto oferece outros tipos de suporte, como:

– profissionais do projeto (pesquisadores e acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento) para realização de formação e cursos nos temas demandados pelo território;

– palestrantes, facilitadores e debatedores/as;

– passagens aéreas para atores essenciais para o desenvolvimento da ação;

– diárias de viagem e hospedagem para atores essenciais para o desenvolvimento da ação;

– Divulgação institucional por meio dos canais de comunicação da FPA;

– sistematização das experiências e dos resultados das ações;

– publicação de livros.

Prazo para apresentação da proposta

De 11 a 25 de maio, por meio de preenchimento do formulário eletrônico no seguinte endereço: https://pt.surveymonkey.com/r/PN9Y7FL

Como será o processo de seleção?

Será formada uma comissão de avaliação composta por integrantes do grupo consultivo do projeto Reconexão Periferias e que vêm participando das atividades realizadas por esta iniciativa desde 2017. Essa comissão irá avaliar os seguintes critérios:

– critérios de inscrição (organizações das periferias brasileiras que fazem parte da rede mapeada do projeto Reconexão Periferias – as que ainda não são mapeadas, podem preencher o mapeamento antes de se inscrever);

– correspondência com os objetivos do projeto Reconexão Periferias;

– atividades dentro dos três eixos da chamada para colaboração (produção, formação e articulação política);

– abrangência e alcance da proposta (pessoas e organizações mobilizadas)

O que é Reconexão Periferias?

O projeto Reconexão Periferias nasceu a partir da deliberação do Diretório Nacional do PT, que em sua oficina de planejamento realizada em julho de 2017 aprovou que o PT deveria estreitar relações com os movimentos sociais e ampliar e fortalecer a sua relação com a sociedade, através do debate das pautas das periferias.
Em seu terceiro ano de atividade, o projeto Reconexão Periferias continuará realizando intervenções de abrangência nacional com temas e ações de interesse dos grupos e coletivos das periferias do Brasil. Hoje temos um mapeamento composto por mais de 700 organizações de todas as unidades da federação e o desafio é estabelecer conexões e espaços de troca entre os grupos, além de fomentar a circulação de suas produções na rede mapeada.

No ano de 2019 visitamos todas as regiões do país com fóruns regionais de escuta ativa entre os movimentos sociais das periferias. Isso nos possibilitou compreender as principais agendas territoriais nas áreas de cultura, trabalho e violência. Os resultados destes encontros ajudarão a aprimorar a formação de rede a partir dos temas de interesse dos coletivos e movimentos e orientará, também, a atuação de lideranças em espaços institucionais e em articulações políticas nacionais e internacionais.

O desafio de 2020 é chegar com as ações do projeto em todas as unidades da federação com o objetivo de fortalecer as ações e aprimorar as pautas das periferias. Para isto, em 2020 adotaremos um novo método de trabalho. Nesta etapa, convidamos todas as organizações mapeadas a apresentar propostas de ações em seus territórios que correspondam com os objetivos do projeto para que possamos, assim, realizar atividades conjuntas e conectar grupos e coletivos que fazem parte desta rede em construção.

O objetivo do projeto é fortalecer as agendas política e a atuação coletiva nas periferias do país. As organizações mapeadas podem apresentar propostas de parceria que correspondam às necessidades do território e que virão a contribuir para o desenvolvimento do projeto Reconexão Periferias.